28 de abril de 2011

28 de abril: dia da sogra!



"Muitos vão te amar pelo simples fato de você ser o que é; outras pessoas vão te odiar pelo mesmo motivo, acostume-se...". Esta frase de autor desconhecido, bem poderia se encaixar perfeitamente para as sogras, no dia de hoje. Amadas por alguns e odiadas por outros, ao longo dos anos as sogras são temas de piadas e frases infames. Certamente, muito genro ou nora tem toda razão para pensar tal coisa. Quando as mãe se sentem ameaçadas com a presença de um(a) estranho(a) no vida do filho(a), viram bicho, literalmente. E para isso, não medem esforços para infernizar a vida de quem se atreveu a se aproximar do seu "bebê" e muitas vezes, até cria ciladas para acabar com o relacionamento da sua cria. Quem nunca viu o filme "A Sogra" com a Jenniffer Lopez, deveria ver. Ele conta a história de uma mãe superprotetora temendo perder a atenção e o poder sobre o filho com a chegada da namorada e com a aproximação do casamento deles. A tal sogra surta e faz coisas que nós, na vida real, julgamos exagero. Por outro lado, quem não gostaria de ter uma sogra como a Nenê, de A Grande Família? Tá certo que ela é meio exagerada na maioria das vezes e se intromete mais do que deveria na vida dos filhos.Tudo, como ela mesma diz, em prol da família! Mas ela é cuidadosa, compreensiva, carinhosa e atenciosa com o genro e a nora, mesmo eles aprontando o diabo. Aí, até que vale a pena, não é não?! rs.

Ficção à parte, o medo do abandono e da perda de atenção e de espaço na vida dos filhos é o maior conflito, dito pelas sogras. Que em sua defesa, saem dizendo que genros e noras também não têm a mínima vontade e paciência para entendê-las. O fato é que, independente de serem bons ou ruins, sogras, noras e genros têm que respeitar seu espaço e não ultrapassar os limites de cada um. Se for assim, acredito que a convivência será pacífica. Pelo menos, é o que quero acreditar! E acima de tudo entender que cada família tem sua criação, seus costumes, hábitos e valores diferentes. Não adianta querer mudar em 1 ano o que sempre foi a mais de 30. Ou impor a sua vontade! Tem que ser com calma, com concessões, com conversa. E, principalmente, deixar bem explícito o que você não gosta ou te desagrada, para que não venha gerar um problema ainda maior, no futuro. É um assunto complicado mesmo porque envolve vários sentimentos. E não tem uma receita para fazer dar certo. A convivência já é difícil com quem você mora e conhece desde que nasceu, que você ama de paixão, imagina com quem está chegando agora e que já deu indícios no olhar torto de que não vai facilitar as coisas para você. É pisar em ovos mesmo, até as coisas ficarem estabelecidas.

Eu mesma, no início do meu namoro com meu marido, meu relacionamento com minha sogra era muito bom. Quando anunciamos que iríamos morar juntos pronto, a convivência legal foi por água a baixo. Tudo em função do que acabei de citar acima. Ela julgava que o filho nunca sairia de casa, e quando viu que isso estava prestes a acontecer ficou com medo de perder lugar e espaço na vida dele. De não ser a pessoa mais importante. Bobagem... porque cargo de mãe e pai, ninguém ocupa. Ela só se convenceu disso, depois de bater de frente muitas vezes comigo e eu fazendo questão de mostrar ou que não ligava para o que ela fazia ou iria situá-la e colocá-la no lugar dela. Depois de alguns embates rs, amenizou a luta por parte dela e eu fui cedendo também. Aos poucos, voltamos a boa convivência e ela entendeu que a minha intenção nunca foi roubar lugar de ninguém. Muito pelo contrário: é unir todo mundo. Aí, ela se tornou uma excelente amiga, presente em todos os momentos e uma pessoa de muito bom senso, pois só se mete em algo quando é solicitada e, que de quebra, acaba fazendo tudo para me agradar e me ajuda em muita coisa, quando eu preciso.

E, apesar da fama da sogra ser gente ruim e ter mil xingamentos prontos para ela, acredito que muita nora e genro devem agradecer pela presença da sogra, que muitas vezes, realmente, e sem puxar saco, nos parece uma segunda mãe. E, na verdade, é! De acordo com a língua inglesa, a sogra é chamada de mother in-law (mãe pela lei). É uma mão na roda para cuidar dos filhos quando os pais querem sair ou ter momentos à dois. E, bem ou mal, mesmo sabendo que a gente vai fazer a coisa toda do nosso jeito, não custa nada dar ouvidos a quem tem mais experiência. Vai que ela tem alguma coisa boa a dizer e vai acrescentar positivamente. Não podemos ser também são intransigentes e preconceituosos pelo que sociedade impõe.

Enfim, se as piadas, as brincadeiras e até as ofensas são ditas o ano todo, imagina em uma dia como hoje? As rádios, por exemplo colocavam ouvintes no ar o tempo todo para este elogiar ou malhar a sogra. Pelo visto, a audiência bateu pico. Pois aquele fulano(a) pode não ter coragem de falar da sua, mas que gosta de ouvir, ah, isso gosta!!! Eu dei os parabéns para a minha sogra, principalmente por ela me aturar rs, pois sei que não sou uma pessoa fácil e à nós duas por termos conseguido chegar em um entendimento bom para nós duas. Numa zona de conforto.

Enfim... um excelente dia da sogra para quem é sogra. Para as noras, tenham mais paciência que o normal rs... uma hora as coisas se ajeitam. E para os genros, saibam conquistar a sogra, elas passam a gostar de vcs como um filho num piscar de olhos.



27 de abril de 2011

Sou do contra, e daí???

Parece que essa semana só está me vindo à mente coisas de que não gosto. Não é perseguição à ninguém! Apenas estou expondo alguns pontos de vista que eu sei que muita gente tem, porém poucos tem coragem de falar.

Todo mundo conhece ou convive com alguém que é do contra! Não, não é aquela pessoa que vez ou outra tem uma opinião contrária a sua ou à coletividade. Ela não concorda, não gosta, não quer e não, não, não, simplesmente pelo fato de discordar. Na maioria das vezes, não há uma justificativa plausível ou embasada em algo que faça valer a pena o não. A criatura discorda pelo simples fato de contrariar a maioria ou alguém, de propósito.

Em alguns momentos, dependendo da situação, somos inclinados a ter uma opinião contrária a todos que nos cercam. E não há nada de errado nisso! Podemos, através de experiências, ponto de vista, e causa própria discordar de algo. Mas todo ser sensato, sabe que também, assim como temos o direito de discordar também temos que estar abertos à mudanças de opinião. Escutar o outro lado da história, os porquês de alguém, as justificativas. E se essas convencerem, a pessoa até muda de opinião e passa a dizer sim. Pois só através do convencimento é que passamos a aceitar certas coisas, do contrário não arredamos o pé do famosos e tão dito "não".

Mas existem aquelas pessoas "cricris" que fazem questão de ser "pela sacos" e dizer não à torto e à direito, sem necessidade. Na minha turma do curso, existe um rapaz que é exatamente assim. Bom, na minha opinião, não há nada demais você ser questionador. O problema está em ser  irreversível, intransigente. Você apenas questionar, expor sua opinião e mostrar o porque não aprova ou concorda com determinada coisa é aceitável. Vivemos numa democracia e que temos que respeitar as diferenças. Mas o "talzinho" é sempre a ovelha negra da turma, e sem causa. Se a turma decide algo, ele não aceita. Se o trabalho é em grupo, ele quer individual; se a turma concorda que o professor mate aula ele faz questão de ter; se a turma vai a uma vistita técnica ele diz que não vai; se a gente comenta que tal professor agradou ou não ele espera o consenso para dar a opinião contrária dele. Gente, isso não parece pirraça? Ele mais quer é infernizar a vida alheia do que realmente manter firme suas opiniões e convicções.

Como dizia uma antiga professora de português minha no colegial: "não adianta você ser rebelde sem causa!" O que ela quis dizer com isso? Sair por aí fazendo barulho, reclamando, sem ter razão ou por um bom motivo, consistente. E me parece ser exatamente o que este infeliz faz. Ser do contra sem causa!

Confesso que quando estou de mau-humor adoro ser do contra. Faço com prazer! Para provocar as pessoas que estão a minha volta. Ou, para ver se elas me deixam em paz, já que não quero assunto e a única maneira disso acontecer é cortar o assunto. Mas, geralmente, quando estou de bem com a vida rs, não ago assim. Sou, na maioria das vezes, uma pessoa de opinião e temperamento forte. Mas uso do jeitinho e do bom senso para expor isso. A não ser que não tenha jeito, aí, falo mesmo, para quem quiser ouvir e doa a quem doer. Mas, em sã consciência, falando de mim, de nada adiantam essas atitudes, eu sei! Mas, faço mesmo assim, sou teimosa!

Mas, voltando ao assunto, minha tia sempre foi e é uma pessoa do contra. Quando todos em casa decidem sair para se divertir, a desculpa dela é que ela não vai porque não gosta do programa - que antes gostava. Se vamos a um restaurante, ela quer ficar em casa e ver filmes na TV. Se programamos ficar em casa ela diz que quer sair e vai fazer alguma coisa, de preferência que ontem ela disse que não gostava mais. Se vamos ver meu irmão tocar, ela diz que não gosta da música - que ontem ela gostava - se a gente resolve dar uma roupa ou um acessório de presente para ela, ela diz que não usa mais. E quando a gente começa a se acostumar com "as novas" determinações dela, ela volta a ser o que era antigamente. Me diz: não dá raiva de um ser desses? Pô, você não gostar de alguma coisa ou de algo é normal, mas não gostar de todas as opções que te são dadas? Impossível!

Outro dia, vi na rua uma mãe e seu filho e vi na hora, pela cara dele, que vai ser um futuro, do contra encrenqueiro. A mãe se esforçava para levá-lo para o parquinho e brincar e ele só queria ficar sentado no banquinho. Quando a mãe se encheu, ele resolveu levantar e ir para o parquinho. Minutos depois, ela foi dar uma garrafinha com água ou suco para ele, que ele recusava, veementemente. Quando ela resolveu dar um gole no que estava dentro da garrafa, ele fez um escândalo porque naquela hora, ele resolveu que queria. Depois a mãe pediu para ele tirar o casaco, já que ele estava correndo e suando e não estava nem ventando. Ele disse umas 10 vezes que não. Quando a mãe, já de saco cheio - ainda bem, porque estava achando que ela era uma santa rs - disse com raiva em voz alta: "- então, fica com ele, seu chato", ele resolveu tirar o casaco e ainda jogou em cima dela. Ahhhhhhhh, se fosse comigo... Nem era nada meu, mas minha mão coçou. Além de ser do contra, era mau educado. E só deveria ter uns 5 ou 6 anos. Imagina adolescente, como vai ser insuportável???

Ninguém aguenta alguém que é contra Deus, o mundo, os homens, os animais, o tempo, a vida, a música, a comida, a viagem, o jogo, as roupas, as risadas, o ir e vir sem mais nem menos. Tem que ter algum motivo. Ah, não tenho paciência para isso, definitivamente! E menos paciência ainda com as pessoas que servem de plateia e ficam alimentando as vontades e não vontades dessas pessoas do contra: sim, não; não quero, agora quero, não, não quero mais... Ai, dai-me paciência! E o pior é que essas pessoas geralmente começam um tumulto, tamanha confusão que elas fazem. Sem contar que conseguem sugestionar alguns influenciáveis a compartilhar da mesma opinião do que eles. Não vejo a menor vantagem em ser ou agir assim. Só vejo que isso não vai levar ninguém a lugar algum. E a pessoa só vai ser conhecida por ser "problemática", na melhor das hipóteses. Na pior, vai ser tachada como chata, mesmo. Aquela pessoa que ninguém vai querer conversar nunca porque sabe que vai se aborrecer. Francamente... abaixo as pessoas do contra.

Ah, e só para lembrar: eu não sou contra quem é diferente e tem opiniões contrárias aos outros. Sou a favor da liberdade de pensamento e de expressão. E respeito muito a diferença. Não gosto apenas, das pessoas que, sem motivo ou razão alguma saem por aí dizendo "nãos" a torto e à direito, só para "causar", de acordo com a gíria. Tem horas, que se a gente não tem nada de bom para dizer, é melhor ficar calado. Porque o silêncio é a palavra mais sábia!


25 de abril de 2011

Fanatismo = a sem noção

Detesto gente fanática, seja lá por que for! Acho que tudo que é demasiado é ruim. Existe limite para tudo, até mesmo para o gostar de algo ou alguém. O pior é quando o tal fanatismo vem aliado a atitudes sem noção. Quando a pessoa acha que vc tem que compartilhar dos mesmos gostos ou pensamentos dela. Não entende que às vezes, "cada um no seu quadrado" é a melhor coisa. Vou dar um exemplo rápido para explicar melhor o que digo: ia de trem para o meu antigo trabalho, já que era o transporte mais em conta, visto o horário e os engarrafamentos. Eu, sortuda a beça, pra não dier o contrário, pegava sempre o vagão dos religiosos (não vou explicitar aqui qual é a religião, pois posso falar besteira e isso nem vem ao caso tanto assim). O (a) fulano (a) vinha orando, pregando, contando suas experiências divinas e etc o caminho todo. E aos berros! Com td o respeito às religiões e crenças, eu não sou obrigada a ficar compartilhando disso. 1° lugar de oração em conjunto é na igreja, na minha opinião. Salvo em um momento extra, como numa oração especial por algum motivo. 2° não é porque a pessoa teve tal experiência, aconteceu isso e aquilo outro que comigo será a mesma coisa. Cada um é cada um! 3° nem tudo que acontece na sua vida de bom ou de ruim, pode-se atribuir a Deus. Coitado de Deus! Ele pode ser responsável por muita coisa e ser denominado o realizador de inúmeros milagres. Mas a escolha é pessoal e de cada um. Ele não obriga ninguém a seguir por este ou aquele caminho e fazer as coisas certas ou erradas. Mas o nome dele é mais pronunciado que palavrão em jogo de futebol. Isso me incomoda, profundamente! Tudo a pessoa colocar Deus e os demais santos no meio... falta do que fazer. E, finalmente, 4° ficam tentando converter a todos a aceitarem a religião deles, mudarem de religião e tal. Coisa que eu considero, sem noção!

Claro que tô aqui falando dos religiosos, mas não são só eles. É que eles acabam sendo bodes expiatórios mesmo, rs. Mas os torcedores, são outro exemplo de fanatismo. Sou torcedora e gosto de futebol, mas tem gente que extrapola. Canta vitória antes da hora, fica falando que seu time é o melhor, canta os hinos da torcida, tem todos os apetrechos de faixas até copos e adesivos, qualquer conversa já mete o comentário do último jogo no meio ou o jogo é desculpa para puxar conversa e geralmente, não aceitam ser contrariados. Um saco completo! E os demais torcedores de outras modalidades tb não foram excluídos não. Há aqueles que acordam de madruga para ver o treino da fórmula 1 ou as lutas de boxes. Há quem nem saia de casa diante de um torneio ou campeonato qualquer. E ainda cisma de dizer que é superstição!

Tem os funkeiros, pagodeiros, roqueiros e outros 'eiros" da vida que acham que os locais públicos são domínios particulares e que só existem eles no planeta. Aí então, a tal da sem noção ataca de vez! A onda do momento: ouvir música no celular. No último volume. Sem fones de ouvido! Dentro de locais fechados ou ao redor das pessoas que não compartilham nem um pouquinho do gosto musical deles, ou se caso gostar, pode não estar a fim de escutar naquela hora. Inconveniência pura. 10 doses de sem noção. Imagina vc com aquela dor de cotovelo e o fulaninho do lado ouvindo aqueles pagodinho mela cuecas duas horas no engarrafamento? Ou vc está com uma baita dor de cabeça e a peste no último banco do ônibus está com um pancadão chato e irritante nas alturas? Tenha dó!

Pior: tem a classe dos nextels. Gente, que raiva me dá ouvir aquele barulhinho de rádio. Em qualquer lugar a pessoa que tem um rádio não para de 'chamar' os demais. E a conversa é participada a tds que estão no ambiente. Além de sem noção é falta de educação! E as conversas são as mais toscas possíveis. Desde futilidades e inutilidades até particularidades e lavagem de roupa suja. Caramba, pq não disca para a pessoa e conversa com ela, civilizadamente, como eu ser normal? Mas não, tem que ficar "bipando' a pessoa de 5 em 5 minutos. E o pior é quando a pessoa não responde ao alerta. Aí que a pessoa, inconformada com o silêncio, proposital ou não, chama mais ainda. E o sem noção total, muitas vezes faz isso em locais que existem avisos dizendo que é proibido usar celular.

E o leitor do metrô?? A criatura abre o livro, se planta num lugar "x" e de lá não sai. É levado pela multidão nas paradas. A criatura não abaixa o livro e olha para as pessoas nem a porrada. E quando faz ainda é com cra de raiva ou desprezo! Lendo ela está, lendo ela continua, mesmo que o livro esteja incomodando a cabeça, a cara, as costas ou sei lá mais o que das pessoas em volta. Amo ler. Admito que leio no trânsito. Mas não sou débil de abrir um livro no corredor de um ônibus, lotadão e atravancar a descida ou a subida das pessoas. Pera lá, né?

Donos de animais também são horríveis para boa convivência. Amo animais. Tenho 4 cachorros e 1 gata. Na minha casa, eu mimo, faço gracinhas, até exagero como se eles fossem gente e da família. Mas isso é coisa minha e eu não obrigo ninguém a compartilhar desse pensamento ou desse gosto junto comigo. Mas há quem não concorde. Se o animal é o bebê de casa, ele vai ser o tal em tds os lugares. E querem entrar com animais nos ônibus, nos shoppings, nos restaurantes, mercados, clínicas. Pô, tudo tem limites, né? Tem lugar que não combina com animal. Por mais limpo e cuidado que ele seja, até adestrado ou muito bem educado, existem pessoas que não gostam de animais, que não entendem o gostar(exagero) de algumas pessoas por eles e temos que respeitar isso. Não é mau trato com a bicho a pessoa tratá-lo como animal, desde que não judie dele. Mas, vai falar isso para as senhorias de plantão que passeiam com seu poodles, yorks, pinchers e afins por aí. Vai ser excomungado! rs...

Tem os fanáticos por computadores, games e tecnologia. Estão "on" o dia todo, respiram informação 24h por dia. E estão sempre à procura do modelo mais atual, do mais evoluído, do melhor, da última geração que nem nasceu ainda... Enfim... uma necessidade que nunca será saciada. E que o consumidor nunca vai estar satisfeito!

Por que as pessoas são tão sem noção?????? Invadem o espaço do outro sem a mínima cerimônia. E o pior: quando o espaço deles é invadido, ainda se sentem ofendidos... É o fim!!!!!!!!

E estes são só alguns dos exemplos que eu presencio diariamente. Obviamente, existem muitos outros por aí. Que agora, me fogem da memória. E, na maioria dos casos, as pessoas se sentem incomodadas, mas não falam nada. Se calam. E, como já dizia o ditado: quem cala, consente - ferrou! O indivíduo vai continuar fazendo e cada vez vai ser pior.

Na boa, eu gosto muito de muita coisa: dança, vôlei, ir à praia, dormir, papear com amigos, namorar, ver filmes, ouvir música, meus bichinhos de estimação, escrever... mas nem por isso sou fanática por essas coisas! Não as faço o dia todo e nem deixo de fazer outras coisas em prol delas. Tem que saber dosar. Há espaço para tudo.


24 de abril de 2011

Páscoa, tempo de paz, amor, bacalhau e muitos chocolates!

Primeiro, gostaria de desejar, apesar do andar na hora, uma Feliz Páscoa à tds. Que esta data não sirva apenas para ganhar e comer muitos chocolates, mas para se estar junto com a família e amigos. Confraternizar e agradecer pela saúde e paz tidas. Almejar ter sempre harmonia, união, prosperidade e fraternidade nos lares e entre os nossos. E principalmente, aproveitar a data não apenas pelas iguarias e guloseimas tradicionais, mas refletir sobre o porque da comemoração, independente de religião. Mesmo àqueles que não fazem parte da religião católica, pensar nos motivos pelos quais vale a pena estar junto.

Segundo, comemorar porque o meu Bonde do Mengão sem freio conseguiu mais uma vitória em um campeonato. E pelo gostinho de poder tripudiar em cima daqueles que agoraram a vitória do Flamengo, além, é claro, dos anti-flamenguistas, rs.

Mas, voltando ao assunto da Páscoa, não por ser Páscoa e uma data religiosa, porque Natal e Corpus Christi tb são, mas em todas as datas que se pode juntar família e amigos, pensar nos propósitos e objetivos de sua vida. Fazer uma avaliação. Costumo dizer que essas datas são excelentes para isso. Pois temos muitas vezes que nos confrontar e estar junto daquilo ou aqueles que não queremos. Boa oportunidade para revermos nossos conceitos e valores tb que estão em eterna transição.

E depois, aí sim, cair dentro do chocolate... mas com moderação. Senão, a barriguinha e a balança vão reclamar depois! Haha...

Beijosssssssss


22 de abril de 2011

Por que não comer carne na sexta-feira?

Essa tradição praticada na Sexta-feira da Paixão me intriga muito... Por que nesses dias, segundo a Igreja, não podemos comer carne de boi, porco e frango mas podemos comer peixe? Eu sigo tal "regra" mais por respeito à minha vó, que era fiel a essas coisas, pq eu não acredito nisso e em muitas outras coisas defendidas pela Igreja Católica. Como o próprio Jesus disse: "Não importa o que entra em sua boca e sim o que sai dela." Agora, alguém pode me explicar essa coisa do peixe ser permitido nesses dias?

Segundo andei lendo, o peixe tem um significado sagrado para os cristãos. Tem inclusive muitas imagens de quadros e esculturas com o animal. O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando e vivendo o que Jesus havia dito. Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Este símbolo foi escolhido porque a palavra PEIXE, em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo, Filho de Deus (é o) Salvador”.

Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa? É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto. A quarta feira de cinzas inicia a quaresma , período que pela Igreja Católica é considerado como de penitência e jejum ( não confundir jejum com abstinência.... ). E a sexta feira da paixão . como o proprio nome diz, é o dia que ocorreu a paixão e morte de cristo. Por isso a Igreja coloca como obrigatório para todos os católicos se abster de carne nesses dias. E a causa dessa abstinência tem relação com a Idade média e moderna, onde a carne era algo mais nobre , e que se comia normalmente em dias mais festivos. Já o peixe era algo mais comum na mesa. E também porque para se matar um peixe não se derrama sangue, já para matar um boi, ou galinha, ou qualquer tipo de caça, você precisa derramar sangue, e nesse dia em respeito ao sangue derramado na paixão, pede que não se derrame sangue.

Agora claro que infelizmente essa abstinência se tornou motivo mais para fazer verdadeiros banquetes de sexta-feira da paixão do que como um dia de luto pela morte de Cristo. O que esta errado de acordo com a doutrina católica, pois das 15 horas da tarde de sexta, até a celebração da Vigília Pascal no fim do sábado, deve ser um dia de silencio , guarda e oração. Eu sou católica, não praticante, mas dou de batismo, então sou meio suspeita para concordar ou discordar de algo, mas acho que ninguém é obrigado a deixar de comer carne. Só deixe se você realmente acredita e vê um motivo para isso. Eu mesma não vejo propósito para muitos costumes e tradições impostas pela igreja católica. Então, eu não as sigo.

Quando pequena acreditava que se não seguisse essa tal regra, alo muito ruin iria acontecer. Pois nada disso me havia sido explicado. Diziam-me apenas que era para se comer peixe, proibido comer carne e pronto. Então, no meu fantástico mundo de Boby infantil, achava que algum tipo de praga ou peste cairia sobre mim e minha família. Anos se passaram e eu sem resposta, acabei acatando a decisão de alguém de comer somente frutos do mar nesse dia e assim segui a minha vida. Mas, este ano a tal pergunta voltou a me incomodar. Pesquisei algumas coisas na internet e achei a resposta, que é mais como uma cultura católica interna de cada um do que uma ordem.

Sendo assim, hj vou pensar seriamente, se comerei somente peixe o dia td! rsrsrs...



19 de abril de 2011

O que faz bem a alma...


Na correria do dia a dia, estamos nos esquecendo de nosso próximo. Estamos ficando egoístas, nos colocando em 1° lugar sempre e dando prioridade a causas próprias. Sim, somos as pessoas mais importantes de nossas vidas, e se não fizermos muito por nós, ninguém o fará. Tá certo, tô sendo muito radical. Muito provavelmente, pai e mãe farão. Mas acontece que não vivemos isolados em uma ilha, muito menos somos autossuficientes para conseguir sobreviver sozinhos no planeta. De alguma forma nessa necessidade, acabamos por absorver o que precisamos dos outros, mas nada damos em troca. Não tô falando de recompensa financeira, de dívidas eternas de gratidão e nada do tipo. Apenas, uma simples gentileza, um gesto de carinho, valem muito mais. Mas nos fechamos dentro de nosso cotidiano, em meio a tantos sentimentos ruins que os acontecimentos globais têm trazido para a humanidade. Esquecemos de praticar coisas simples, que deveriam fazer parte da nossa apostila de boa educação, iniciada em casa: cumprimentar as pessoas quando chegamos ou saímos de algum lugar, desejar um bom dia, segurar uma porta, carregar algumas sacolas, ajudar alguém perdido ou com problemas. Dar mais atenção aos outros, ser mais solidário, prestativo. Não vai fazer mal algum retardar 5 minutos do nosso tempo em função de alguém. Nem que seja para essa pessoa apenas se sentir bem com um simples gesto nosso. Não sou antiga, mas tenho alguns pensamentos antiquados. Nos 'velhos' tempos, não tão modernos, não tão evoluídos e não tão incentivador de independência e singularidade as pessoas eram mais educadas e faziam mais questão das relações interpessoais. Hoje, as relações mais prazerosas são com a TV, o rádio, a internet, o celular, os Ipeds, o carro e por aí vai... Fazia-se mais questão da cia humana. A presença da pessoa não era substituída por uma máquina ou a distância preenchida virtualmente. Era de fato! Com a crescente demanda de produtos e serviços para saciar carências e necessidades acabamos ficando individualistas e solitários. Grande parte da população nem pensa nisso às 16:20 da tarde de uma terça-feira, perto de um feriado prolongado. Mas eu lido e gosto de estar com pessoas. E noto que um simples sorriso, uma brincadeira, uma palavra, um elogio e uma gentileza transformam alguém, fazem toda a diferença, são determinantes até se a pessoa terá um bom ou mau dia. Infelizmente, gestos esses que estão sendo extintos. E, por isso, esse meu desabafo hoje. Eu sinto falta disso no trato comigo. E quando me pego sendo 'automática' demais, começo a me questionar. Porém, sou apenas um grão de areia no meio de um deserto. Não tenho a ilusão de que apenas eu com minhas convicções vou mudar o mundo ou fazer nascer uma flor. Mas, vou tentar!


18 de abril de 2011

... Já chegou a Páscoa!

Credo... esse ano tá voando. Mal saímos do carnaval e já chegou a Páscoa! E o brasileiro adora... pq é mais um feriadão emendado. Este ano, por mal dos pecados, a quinta-feira santa caiu no dia do feriado de Tiradentes, rs. Matou um feriado a mais para nós trabalhadores cansados, rs. Mas não tem problema. Já comprei meus ovinhos e chocolates para distribuir para um povo muito seleto. Mesmo assim, quase fui a falência. Com o passar dos anos, a Páscoa ficou mais popular do que Natal e presentear é quase uma obrigação. Quando vai se aproximando do dia, é um tal de neguinho dizer: boa Páscoa, não esquece do meu bombom! Chocolate sempre foi caro, mas agora tá demais! Tá quase mais barato dar uma bicicleta, vídeo game, patins, brinquedos do tipo do que ovo grande. Exageros a parte, os ovos foram supervalorizados. E o que no final das contas era para ser simbólico, disso mesmo nada tem. Falta o comercial: Já é Páscoa na Líder Magazine!!!


Enfim... mesmo sendo carinho, adoro a data, não sei porque. Acho que todas aquelas imagens de coelhos que a mídia nos empurra todos os anos, acaba fazendo a data ficar meiga. Porque coelho é bichinho meigo. Pelo menos que eu saiba! rs... Tenho no armário uma infinidade de coelhos. Um mais fofo que o outro. Quando eu era pequena minha mãe me dava um coelho e um ovo td ano. na verdade, ficaria mais satisfeita se eu tivesse ganhado alguma vez um coelho de verdade, haha... mas na falta disso acontecer, me contentei com coelhos azuis, rosas, brancos, de vestidos, com cestas,  com cenoura, sem cenoura, pequenos, médios e grandes. Hoje, coelho só no comercial e olhe lá.

Fico pensando hoje que se eu tiver capital, vou abrir uma franquia da Cacau Show. Não vou falir nunca! A não ser que eu coma tds os chocolates das prateleiras e eu não sou tão chocólatra assim. Na verdade, nem ligo para chocolates... Mas é sério: a loja tá sempre cheia. E em tds as ocasiões, o chocolate cai muito bem, obrigado como um presente: aniversários, natal, páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia do mestre, dia das crianças, tds os dias... Ano passado, a loja que fica no shopping da Ilha estava de portas fechadas e totalmente vazia. As vendedoras sentadas sem nada para vender. E ainda faltavam 5 dias para o Natal. Quem sabe... planos para o futuro???? Garantir o pé de meia e ainda adoçar a vida!!!! uahaha... um dos benefícios do chocolate, dizem. depois que chocolate ganhou vida e virou ingrediente de shampoo, condicionador, cremes de beleza, batons, esmaltes, cera e até essência de perfumes. Imagine só. E, além dos benéficos óleos exóticos/eróticos aromatizados com o sabor dessa doce tentação.

Bom, chocolate pra que te quero... que venha a Páscoa. E com ela, o doce sabor do chocolate (q eu nem curto mto), mas sem coelhinho, rs.





14 de abril de 2011

Sem destino...

Acordei com vontade de inovar, de mudar, de fazer alguma coisa diferente ou de fazer a diferença. Minha vontade agora era pegar minha mala, jogar tudo que coubesse dentro, partir para uma viagem desconhecida. De carro, de avião, de navio, de trem ou bicicleta, não importa, a única coisa que precisaria me preocupar era com a disposição e o espírito de aventura. Desbravar continentes, conhecer cidades, interagir com pessoas, diversificar minha cultura pessoal. Fazer novos amigos, tirar 2.000 fotos, cometer tosquices de turista porque é perdoável rs, ficar encantada com um pôr do sol, uma praia, um belo jardim mais bonitos que os que eu costumo ver. Dar coisas belas para os meus olhos admirarem. Dar gás à minha vidinha meio parada e estagnada. O roteiro? Paris, Portugal, Espanha, Egito, Itália, Suíça, Grécia, China, Argentina, Hawai, Tailândia, Indonésia, África, Búzios, Petrópolis, BH ou o Nordeste Brasileiro... das montanhas geladas ao sol ardente do deserto pouco importa! Todos os lugares são novos para mim. Nunca estive lá. E mesmo que já tenha ido, iria novamente, com o maior prazer. Dizem que uma viagem nunca é igual a outra, né? Não sei; gostaria de comprovar, rs. gostaria de ir acompanhada, com maridão, amigos, ter com que dividir as experiências, mas sozinha também seria bom. ter momentos só com você mesma, se renovar! Sonhar não custa nada e todo sonho é passível de se realizar. Tomara! Por enquanto, a única viagem que posso fazer é na minha mente, antes de dormir, pensando... ou vendo um bom programa de viagens na TV, rs.

Ahhhhhhhhhhh, mas como seria bom!!!!!!!!!!!!














 

13 de abril de 2011

Odeio perguntas idiotas!

Está comprovado: cada dia mais tenho menos paciência! Tento não ser grossa e nem má educada, mas tem hora que não dá, né? Na correria do dia-a-dia às vezes passa despercebido esse tipo de coisa, mas como estou em casa de molho esses dias, tenho tempo de analisar e o que é pior, responder essa frases que bondosamente, digo que são mau elaboradas. Tô parecendo aquele personagem de algum tempo do Zorra Total, que dizia: pergunta idiota, tolerância zero!

Não vou conseguir aqui me recordar de todas as frases de tenho escutado ultimamente, mas algumas chegam a me irritar profundamente. E me pergunto: será que a lesma, anta ou qq bicho que s e encaixe na situação não pensa antes de falar? Que me desculpem os bichos, sem ofensas, mas eles são tidos como seres não pensantes. O que nos diferem deles. Pois somos animais que raciocinam. Mas, algumas pessoas vêm contradizendo essa afirmação ao fazer perguntas idiotas. E que muito provavelmente, elas mesmas não iriam responder se tivessem feitos as mesmas perguntas para elas. Não dá para entender!

Enfim... tem hora que é como eu digo: prefiro ficar calada! Não vou me manifestar sobre esse assunto! Prefiro não comentar... E para as pessoas que insistem em soltar certos disparates, pensem: se não tem nada a dizer, não digam nada. Sei que foi um filósofo que disse isso, mas não me recordo o nome. Mas, acredito que ele deva ser um sábio.

Gente, por favor, sejam delicados com ou ouvidos alheios e principalmente, não subestimem a inteligência humana...

Beijossssss

12 de abril de 2011

Droga de conjuntivite...

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção. A doença é relacionada aos hábitos de higiene dos indivíduos. Pode ocorrer também em animais.


Ninguém merece... estou com conjuntivite!

Depois de ver um monte de gente sofrendo dessa doença, eu peguei! Se eu já tive isso foi muito pequena e não lembro, recentemente, não. Ô coisa chata, incômoda. O olho dói, coça, incha, arranha. Quando a gente dorme, parece que o olho fica colado com super bonder, rs. Só conseguimos abrir depois de lavar. Parece que a gente acumula remelas por dias a fio. Que horror! E a cara? Fica deformada! Pareço um alien, rs, na melhor das hipóteses. Na pior, parece que entrei na porrada, legal. Pois meu olho está pequenininho, quase fechado.

Ai, para tentar não colocar a saúde das demais pessoas ao nosso redor em risco, colocamos óculos escuros. E é claro que se andarmos de óculos escuros dentro do mercado às 19h somos taxados de doidas, patricinhas, gente querendo aparecer e ainda somos obrigadas a ouvir: nossa, que sol, hein? Dá vontade de tirar os óculos na hora e deixar a coisa pegar em geral. E ainda rir depois. Gente mais sem noção. Óbvio que tem gente exibida por aí, mas está havendo um surto de conjuntivite. Será que não dá para passar pela mente da pessoa? Não, não dá! Pelo menos nos dias de hoje não somos colocados numa cela de isolamento por tempo indeterminado, rs.

Só consigo alívio quando lavo com soro ou faço compressas de água gelada. O que também ajuda a diminuir as bolsas inchadas dos olhos.

Disse o médico que isso leva de três a cinco dias para melhorar. Que tortura!!! Dita como uma doença tipicamente do verão, ela resolveu atacar no outono. E foi impiedosa!

Não vejo a hora disso passar, logo. Mal começou e já não aguento mais!




7 de abril de 2011

Ainda vale a pena acreditar na raça humana...

Hoje pela manhã, vi no noticiário o massacre que aconteceu numa escola municipal, em Realengo, zona oeste do Rio. O atirador teria entrado no colégio dizendo querer dar uma palestra e, como era ex-aluno, teve sua entrada permitida. Quando estava lá dentro, sacou duas armas e começou a atirar nas crianças presentes, sem dó nem piedade. A intenção, claramente era de matar, já que os tiros eram direcionados para a cabeça e o coração das vítimas. 11 crianças foram mortas e 13 foram feridas. 4 delas permanecem em estado grave. Após a chegada de um policial no colégio, o atirador se matou.

Uma história aterrorizante. Pelo fato de envolver crianças e pelo fato da intenção de matar do atirador. Por que uma escola? Por que ele simplesmente não saiu atirando pelas ruas da cidade? E por que não apenas acabou com a vida dele se era o que ele pretendia mas sem levar ninguém com ele? Mesmo com uma carta deixada pelo assassino que apresenta a intenção de matar e a premeditação de uma chacina, as perguntas ainda continuam sem resposta. Especula-se que o homicida teria HIV e sofria de problemas psicológicos. Mas, por que então estaria livre, leve e solto se apresentava riscos à sociedade? Mais uma pergunta para a qual não se tem resposta...

Mas o que emociona ainda é a reação das pessoas, envolvidas na situação, ligadas direta e indiretamente ao caso. Acostumados a conviver com a violência, a barbárie e a degradação humana, infelizmente, chegamos a nos acostumar com esses atos que não nos aterrorizam mais. Por falta do hábito, acabamos por banalizar os acontecimentos e já nem sentimos mais o peso das consequências deles. Nascemos, crescemos e somos educados para viver em eterno estado de alerta. Conforme o tempo vai passando, sentimos que nossas emoções, nossa sensibilidade vai ganhando uma casca dura mesmo que involuntária.

No trabalho do meu marido, segundo ele me contou, uma gráfica de livros espíritas, a comoção das pessoas chegou a tal ponto que fizeram 1 minuto de silencia em homenagem às vítimas da chacina e fizeram uma oração por elas. Pode parecer um ato que nada vai mudar a situação, mas a condescendência das pessoas com a história e o sentimento das famílias, professores e alunos envolvidos mostra que ainda podemos e devemos acreditar na humanidade. Ainda resta uma esperança para uma sociedade desesperançosa de mudanças. Ainda restam bons sentimentos naquelas pessoas que diariamente convivem com os maus sentimentos e o lado ruim da marginalidade, dos crimes e da impunidade. Vale a pena apostar na solidariedade. Nesse momento, percebi que independente de religião, lá no seu íntimo, muitas pessoas sentidas deveriam estar fazendo o mesmo. E eu, o que eu estava fazendo naquela hora. Correndo, como de costume, fazendo meu trabalho, ou seja, levando minha vidinha como se o que tivesse acontecido fosse nada porque em nada iria afetar minha vida. “A vida não para...” é o que todos nós pensamos. E não vai parar mesmo, se a gente parar 1 segundo que seja para pensar no próximo. Não, não fiquei indiferente a situação. Minha revolta era tanta que estava desejando até que a família inteira desse homicida fosse morta também, para só assim, tentar fazer alguma ponta de justiça para aqueles que perderam seus filhos ou entes queridos. Não é algo que iria amenizar a dor, nem justiçar o que já havia sido feito, mas apenas pela certeza de que alguém tem que pagar pelo que ele fez ou permitiu que ele fizesse. Mas e eu? O que pessoalmente eu fiz ou contribui para a corrente de fé, esperança, paz e lamentos? Nada! Eu senti, mas não reagi. Assim, como todos os dias quando abro as páginas do jornal, assisto à televisão ou ouço uma conversa que fala de tiroteio e mortes, assalto e mortes, acidentes e mortes, impaciência e morte, sem explicações e morte. Tudo envolve morte e passei a lidar melhor com a morte do que com a vida. Que vergonha! Que humilhação! Que deturpação de valores! E sei que mais gente integra essa minha atitude. Somos errados. Mas as circunstâncias acabaram nos deixando assim. Mas essa simples atitude que não passou de 5 minutos hoje, vinda de pessoas estranhas, me levou a um momento de reflexão e perceber que temos é que tentar nos manter ilesos das adversidades que dia após dia vem confrontar e mexer com nossos valores e atitudes. Sermos mais nós mesmos, mesmo que isso nos cause uma sensação de repetição. A indignação constante faz com que a gente não se esqueça do que é certo e do que nós podemos realmente tolerar.

Vergonha de mim... e orgulhosa de muita gente!

6 de abril de 2011

O entardecer das sensações...

O cair da tarde, com o sol avermelhado se escondendo entre os prédios arranha-céus da cidade denuncia que o verão já se foi. O céu, rajado de azul, rosa e vermelho anuncia o início da estação mais charmosa do ano: o outono.


As cores parecem que perderam sua intensidade para dar lugar a tons mais foscos. O sol, já não tem o brilho majestoso da estação anterior. As pessoas, deixam a vibração exacerbada de lado para dar espaço para um ar mais enrustido, introspectivo, digno da estação que particularmente me provoca muitas sensações e pensamentos, principalmente de saudosismo.



Enfim, na volta para casa, já sentindo a brisa fresca bater no rosto, vendo as folhas das árvores agregar novas cores, fico apreciando o pôr-do-sol. O entardecer nessa época do ano é uma das coisas que mais me encanta. Parece que emana algum tipo de magia e eu fico imersa nela e em mim. Cada lugarzinho da cidade vai ganhando um cheiro, um sabor, se amarrando a uma lembrança e perdida nelas, chego até em casa.



Lá, sento-me na minha micro varandinha, mas que tenho uma visão muito boa de grande parte do céu, fico ali, recostada, apenas a olhar. Olhar e lembrar... É uma visão hipnotizante! O cair da noite chega rápido então, esses instantes da transição do sol para a lua e de sensação que na verdade não sei explicar, dura apenas alguns minutos.



Dizem os fotógrafos que esse instante não se consegue capturar em mais de um clique, e rápido. Os poetas dizem que a aura desse momento é difícil de ser percebida e fácil de ser sentida. Os casais apaixonados sentem um calor e uma intensidade maior quando contemplados por esse momento. Que passa, como num piscar de olhos.



Foi o tempo de um suspiro, de alguns segundos a mais numa lembrança, do calor gostoso da saudade, de uma respiração mais rápida e um olhar se encher d'água e pronto... acabou. Agora, só amanhã! E eu ainda fico com essas sensações por mais alguns instantes dentro de mim. Com ar de satisfeita... entro em casa e vou rumo à meus afazeres de sempre... e a vida segue.




5 de abril de 2011

Coisas que não são eternas...

Diz o ditado: " a gente só dá valor quando perde...". É verdade!
Não digo aqui somente bens materiais ou pessoas, mas falo, especificamente, da torta de banana da minha avó. Como eu a tinha sempre para fazer, nunca me dei ao trabalho de querer aprender. Além do fato de acreditar que a torta tinha um sabor especial toda vez que eu chegava em casa e era surpreendida com ela, dentro de um refratário, reluzindo na geladeira. Poderia ser uma coisa boba, banal, uma comida do cotidiano, mas ela sempre fazia essa torta para mim em algumas datas e sempre que queria me agraciar.

Hoje, não há nada na culinária dela de que eu sinta mais falta... e olha que é difícil, pois ela era uma cozinheira de mão cheia. Mas, como eu adoro banana e não tenho costume de comer doces, era uma das raras sobremesas que caía dentro. Temos que saber aproveitar ao máximo as coisas quando elas ainda existem. Pois em algum momento, elas deixarão de existir.


2 de abril de 2011

Ternura...



Precisamos de mais ternura nos nossos dias, com nosso próximo, com nós mesmos!











1 de abril de 2011

1° de abril: dia da mentira!


Quando somos crianças ou até mesmo adolescentes adoramos este dia porque passamos todo ele tentando pregar peças nos outros. Algumas colam e outras não. Brincadeira idiota de criança, mas que é saudável e ajuda a sustentar as crendices populares. Hoje em dia, pode até acontecer nas escolas para a criançada, mas os adultos, em sua maioria, debandaram da brincadeira. Poucos, ainda a fazem em escritórios e tal. Mas grande parte ou esquece da data ou deixa pra lá achando que é uma tremenda bobagem e perde a chance de dar boas risadas nem que seja por alguns segundos. Enfim... cada um com seu cada qual.

A fatura do meu cartão de crédito chegou bem na hora que eu estava fazendo esse post... e o valor dela, não era mentira... PUTZ!