2 de julho de 2009

Pau no servidor, caiu o sistema e a rebimboca da parafuseta

Achei boa a crônica abaixo. Além de boa, é como todos nos sentimos quando precisamos que alguém nos explique o que está acontecendo com nosso carro, computador, tv ou mesmo na economia. Mas vamos à Crônica publicada no site UOL:

"Ir ao mecânico nunca foi uma tarefa divertida para mim. Nunca entendi o que eles, mecânicos, diziam. A única coisa que eu sabia é que se eu ouvisse "rebimboca da parafuseta" era porque estavam me fazendo de bobo. Nunca ouvi essas palavras explicitamente, mas tenho a impressão de que eles nunca me falaram outra coisa que "o problema é na rebimboca da parafuseta".Aí veio a Internet. Se os motivos que fazem um carro parar de funcionar são muitos e insondáveis, que dirá tentar entender a razão pela qual a Internet não está rodando; o que diabos aconteceu para fazer o teclado travar; ou como eu faço para recuperar aquele arquivo de 15 mil toques eu passei o dia inteiro escrevendo, mas que o Word fechou de uma hora para outra – sem salvar, é óbvio. Mas para esses casos existe a assistência técnica. Eles são ótimos, sempre consertam meu micro, mas às vezes fico com a impressão de que eles ficam com preguiça de me explicar o que está acontecendo e usam o bom e velho "o problema é na rebimboca da parafuseta" - ou, no caso, "pau no servidor" ou "caiu o sistema". Sem falar que "formata tudo que resolve" é praticamente o Santo Graal do mundo da informática.Sua Internet está lenta? Pau no servidor. Não está conseguindo baixar arquivos? Caiu o sistema. Não tá rolando ler seus e-mails? Pau no servidor. Travou absolutamente tudo, até o botão de espaço do teclado não abaixa mais? Caiu o sistema, não sem antes de dar pau no servidor.E o que é pior... Acho que esse problema é geral, não apenas com mecânicos ou técnicos em computação. Quando, por exemplo, ouço um economista dizendo que o dólar subiu porque "o mercado está de mau-humor", penso na rebimboca da parafuseta; quando um comentarista esportivo tenta explicar porque o time que ele cravou que ia perder acabou vencendo devido a um "nó tático" do treinador, penso na rebimboca da parafuseta; quando o médico me fala que "devo" estar com uma "virose", penso na rebimboca da parafuseta; quando um político esbraveja que faltou "vontade política" para que alguém fosse cassado, penso na rebimboca da parafuseta.Das três, uma: o mundo é complicado, por isso não dá mesmo para explicar; o mundo é simples, as pessoas é que complicam; ou o mundo é simples e as pessoas explicam direitinho, eu é que sou uma besta. Começo a pensar que esta última opção é a verdadeira."

Nenhum comentário: