Se eu puder dar um conselho às crianças de hoje diria: Não tenham pressa em crescer. Ser gente grande. Aproveitem ao máximo a facilidade de poder sentir a vida acontecer sem maiores complicações. Aproveitem a curiosidade que os guiam para experimentar tudo que tiverem vontade, e saibam tirar os ensinamentos que todas as escolhas erradas vão proporcionar.
Mas não se esqueçam de que é preciso correr riscos para saber o que de fato vale a pena. Não perca a essência espontânea que abraça mundos e causas sem porquês. Um dia mais tarde vai precisar da mesma desenvoltura e entusiasmo para lidar com os problemas de gente grande.
Não apostem corrida com o tempo, aproveitem as fases com vontade e usufruam de suas permissões. Rabisquem sonhos coloridos e não tenham receio de se sujar. Pisem descalços na grama e dancem na chuva sem se preocupar com resfriados. E o mais importante: descompliquem.
Se der vontade de chorar, chorem. Se a saudade calejar, procurem. Se a vontade de dizer o quanto se importam aparecer, digam em alto e bom tom. Quando a gente cresce temos o costumo bobo de ter vergonha de viver na íntegra o que nos faz feliz.
"Fala-se tanto da necessidade de deixarmos um mundo melhor para os nossos filhos, mas não esquecemos da obrigação de deixar filhos melhores para o mundo".
Ensinemos nossos filhos sobre regras e normas, sobre certo e errado, sobre como conviver em sociedade, a agir cumprindo com seu papel como indivíduo, cidadão.
Ensinemos nossos filhos a respeitar, a amar ao próximo, a ser solidário, generoso, ter caráter e princípios, ser honrado, de boa índole.
Ensinemos nossos filhos principalmente e não perder a alegria de viver, o sorriso nos labios, o brilho no olhar, não deixar de sonhar e de cultivar e essência infantil genuína dentro de si.
Ensinemos nossos filhos que é possível crescer sem enrigecer a alma, sem endurecer o coração e sem perder a magia na mente que torna tudo mais fácil e leve de ser siportado.
Pois um vez eu li em algum lugar que " uma infância feliz é o maior bem que os país podem dar aos filhos." Além de ser na infância que começam os ensinamentos básicos primordiais, a maneira como ela é conduzida é que vai ditar que tipo de adultos as crianças se tornaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário