4 de abril de 2010

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Ah... a Páscoa!

Já sinto o doce sabor do chocolate no ar. Confesso, parece coisa de criança, mas é uma das datas comemorativas que mais gosto. Não só pelas histórias dos coelhinhos e ovinhos, não só pela demanda de venda de ovos de páscoa que a cada ano têm sido maior em suas cores, formas e tamanhos. Mas pela data em si. Um momento de reflexão, de conscientização, de julgamento dos próprios valores, de se dar conta da nossa estima e carinho pelos familiares e amigos.
Como dita a regra, o feriadão começa na quinta né? Embora muito de nós trabalhe. A grande maioria já arruma as malas e parte em viagem. Sexta-feira da paixão: dia do peixe. Unânime! Em todas as casas o cardápio era o mesmo. Peixe, ou bacalhau, no máximo sardinha. Tradicionalmente não se come carne de outra origem neste dia que não seja de peixe. Coisa de origem religiosa que na verdade, eu nunca entendi muito bem. Outros bichinhos é pecado matar e comer neste dia. Mas o pobre do peixe pode? Enfim... Sábado, um dia normal. Ah, e dia também de malhar o tão famosos Judas (personagem bíblico que ficou conhecido como traidor de Jesus). E como o povo nem gosta, colocam os bonecos com os personagens mais safados do ano ou da história para entrar no cacete. Domingo de aleluia, as famílias se reúnem para almoçar e curtir a presença uns dos outros. Há a tão famosa troca de chocolates e as crianças ficam em cólicas para saber se o “coelhinho vai passar”.

Este ano, por estar um pouquinho acima do peso e não fazer muita questão de chocolate mesmo, ganhei apenas dois ovos de tamanho pequeno, 1 caixa de bombons e 1 coelhinho feito pelos meus afilhadinhos, que se vestiram do mesmo, pintaram a cara e saíram distribuindo seus presentinhos pela família. Lindos! Criança se diverte com cada coisa, né? Voltando, Não é que eu não goste de chocolate, mas me satisfaço muito rápido e enjoo fácil! Mas também, não abro mão de ganhar pelo menos 1 ovo. Mas pelo status de ganhar um ovo do que pela fome, propriamente dito! Uahaha... Coisas de Fernanda!

Mandei mensagem pelo Orkut, pelo cel e email para algumas pessoas, desejando não apenas que o coelhinho tivesse passado em suas casas, mas que principalmente lá nunca faltasse saúde, união, paz e amor e harmonia para todos. Acho que é o verdadeiro significado da Páscoa, junto com compaixão. Renascimento de Cristo, que morreu na cruz por nós. Hora de pensarmos nas nossas ações. Dia para ficarmos em paz e agradecer. O mundo anda feio. Tem belezas naturais incríveis, mas os valores humanos estão cada vez mais degradantes. Sou católica, não praticante pois não costumo ir muito à igrejas. Mas acredito que fé, amor e esperança de um mundo com pessoas melhores seja independente de religião ou constância em lugares sagrados, de oração.

Quem, em escola nunca cantou aquela musiquinha do coelhinho? Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim... Pois bem? Na verdade, este ano, queria que ele trouxesse em sua cestinha abençoada saúde, em primeiro lugar, união entre os que me rodeiam, na minha cada e todos que estão presentes em minha vida, conquistas e realizações pessoais e profissionais, mais paciência com o próximo, mais carinho e ternura para o dia-a-dia, mais fé, no mundo e nas pessoas e principalmente, perseverança, para eu continuar, indo em frente, não desistir, acreditar sempre e fazer o meu melhor. Chocolate? Se ele quiser dar, mal não vai fazer!



E vc, que espera do coelhinho junto com os ovos?


Nenhum comentário: