12 de abril de 2012

Não se pode mudar...




Não compreendam mal o título: sim, nós podemos mudar! O que nós não conseguimos mudar é a opinião formada dos outros à respeito de algo ou alguém. Experiência própria! Você mostra, prova, argumenta, mas quando a pessoa já tem um ponto de vista é muito difícil abrir mão dele!

Raras são as pessoas que se dão ao trabalho de olhar uma pessoa ou uma determinada situação com outro olhar. Com vontade de fato que exista uma nova concepção! A maioria se contenta com as "primeiras", "segundas" e "terceiras" impressões e que muitas vezes pode não ser verdade, mas se tornam o que achamos que é.

Complicado, mas o mais certo é a gente se adaptar a esse tipo de gente. Que é que nem Gabriela: "eu nasci assim, vou vivendo assim, vou morrer assim...". Mesmo que a gente não compartilhe do pensamento ou ache injusto. Às vezes, é chato você lidar com um ser imutável de sentimento, de pensamento, de atitudes, de opinião. Ora, o mundo todo está em constante transformação. Nós mesmos não somos mais aquelas pessoas de antes. Mudamos de gosto, de roupa, de vida. Mas, vou te contar: estou começando a acreditar que é muito mais fácil convencer um sujeito a mudar de religião e time de futebol do que abrir mão de uma opinião formada. Mesmo que se tenha subsídios para tal.

Eu mesma, já comprovei, pela vida a fora, que muita coisa e muita gente não era o que eu achava, o que eu imaginava que fosse. Quem julgava super gente fina podia se revelar antipática e arrogante. Do contrário, quem considerava metida era um doce de pessoa. Quando eu achava que a situação não podia mudar, não tinha mais jeito, a coisa se abria em mil caminhos. Quando eu achava que já tinha dado por vivido muita coisa, sempre pintava mais uma. Quando eu achava que conhecia demais alguém, eu me decepcionava. Quando eu achava que fulano(a) era amigo(a), muitas vezes me surpreendia. E por aí eu segui, construindo e desconstruindo castelos, pessoas, sonhos e achismos. Mas o mais importante, foi que eu me permiti olhar mais de perto, observar melhor, dar uma chance. E graças a isso, vivi coisas incríveis e conheci pessoas maravilhosas, que se tivesse continuado a olhar "de longe", com distanciamento e uma certa recusa eu jamais teria comprovado!

Mudar não é fácil. Exige um grande esforço. Quando se quer muito, é totalmente possível! Senão, não existiriam ex-drogados, alcoólicos, prostitutas, vagabundos, mulherengos, desempregados, 171, religiosos. Se a intenção é que ocorra uma mudança para melhorar a sua vida, da melhor maneira possível, porque não abrir a mente e o coração e dar uma oportunidade da pessoa se "reapresentar"? Sim, dou a mão à palmatória de que há muita gente safada e sem escrúpulos. E que além de não mudar nem um tiquinho, ainda se aproveita da boa fé das pessoas para enganá-las. Mas, daí a homogeneizar tudo e todos? Injusto! É um risco que se corre, mas também é uma oportunidade que se vive. E que às vezes, é única. Nem todo mundo vai ficar 24h por dia durante 12 meses tentando provar a mudança ou seja lá o que for. Nem sempre água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Agora, só mais uma observação. Não, aliás, duas. Uma que eu morro de pena de pessoas que acham que detém a verdade absoluta. E outra, se não for para ser sincero, é que nem perdoar traição, nem tente! Melhor ficar no seu lugar bem posicionado com a plaquinha de "você não me convence, eu não quero saber", do que fingir que é uma pessoa legal e bondosa em dar uma nova chance, uma nova oportunidade e no seu íntimo continuar com seu pré, que agora já virou até pós-julgamento!

Coisas que fazem parte da vida!
Pessoas que vão ter uma limitada visão dela!

Um comentário:

Talita Barroco disse...

Belo texto, mas será que devemos nos preocupar tanto com o que os outros acham? Se eles nos aceitam? Se aceitam o companheiro? E por aí vai...
Só para refletir. Às vezes, o mal da sociedade moderna é querer ser aceita por todos, o que é impossível. Acredito que devemos fazer nossas escolhas, nos comprometer e não ficar esperando que o outro faça o mesmo.
É dificil, mas vamos tentando...

Bjs