23 de maio de 2012

Falta respeito com o sentimento alheio!




Hoje tentarei ser breve, rs. Até porque, já tenho bem definido na minha cabeça o que penso sobre esse assunto. Não, não vou me meter pelo campo do abuso sexual, pois muita gente sabe que acho repugnante e que faria sofrer muito um filho da puta desses, que faz uma maldade com uma criança que mal entende o que se passa e com um adolescente que pira no cabeção e acaba achando que em algum momento, se aconteceu foi culpa dele e não do outro. É um assunto delicado e que gera muitas opiniões, muitas vezes contraditórias. Mas, eu me mantenho firme no propósito de enfiar um cabo de vassoura no rabo do nojento até sair pela garganta. Sou muito fã de fazer pagar pela dor pessoas sem escrúpulos e que degradam o ser humano.

Violência de qualquer jeito é uma mutilação. É uma parte de si que se perde, que é arrancada e fica apenas o sentimento de impotência e raiva. De querer fazer o outro pagar, mas sabendo que isso em nada mudará os fatos de sua vida. Por isso, eu acho que muitas vezes, algumas pessoas custam tanto a se recuperar de um trauma, uma violência ou qualquer acontecido parecido. Elas não conseguem se desapegar. E ficam remoendo, remoendo, remoendo aquilo silenciosamente por anos e anos. Ao longo deles, fazem mal pra si mesmas em prol desse sentimento que ficam ruminando sem saber exatamente como lidar. Quem procura ajuda para conviver com a situação ainda é uma bênção. Mas, a maioria dos abusos e de violências têm que ser superados com a cara e a coragem, sozinhos, com a vida empurrando pra frente, sempre com um novo acontecimento, bom ou ruim.

Essa semana, todos presenciaram o depoimento da apresentadora Xuxa no Fantástico, aonde ela relatou os abusos que sofreu na infância. Não foi dita a idade e por quanto tempo durou, mas a história de sempre de que foram com pessoas de confiança e próximas da família. Eu gostava da Xuxa quando pequena, confesso que era uma "baixinha" nata. Assim, como era fã de outros ídolos infantis. Mas, depois de grande, não gosto e  nem desgosto. Apenas, perderam aquela graça que eu achava que tinham quando pequena. Mas, o fato não é gostar ou não da pessoa. O que tem me incomodado ultimamente e que na verdade acho que sempre foi assim, só não era tão explícito, o descaso e a falta de respeito com o sentimento do próximo. Independente se ela é uma pessoa famoso, rica, mimada, entojada, o que conta é que nem ela, com tudo isso conseguiu superar como ela mesma disse esse trauma. O que deve ter contribuído muito para certas atitudes e decisões na vida dela. O que aconteceu não justifica determinadas atitudes ou quem ela possa ter se tornado, mas pode explicar muita coisa. Mas enfim, se ela fala em rede nacional, logo "quer ganhar algo com isso, quer se promover, chamar a atenção". Não pode ser pelo simples fato de falar por falar, para desabafar e com isso até fazer uma boa ação. Quantos pais, adolescentes, crianças não prestaram atenção ao depoimento dela? Quantos pais puderam notar em seus filhos algo diferente, ou os filhos conseguiram se encorajar para contar aos pais ou à alguém o que acontece? Ou o ser asqueroso que faz isso ficou com medo do alarde e da atenção voltada para essa prática e passa a se conter?. Não dá apenas para pensar no lado despretensioso de tudo isso. Tem o seu lado bom!  Acho que a vida de ninguém é perfeita e que ela, independente de ser a Xuxa, foi corajosa, pois muita gente quarda esse segredo à 7 chaves com culpa. Ela, ao menos conseguiu se abrir e provar que é humana, gente que nem gente! E que na vida de gente famosa e rica, nas melhores famílias também acontecem infortúnios.

Mas, não sei porque algumas pessoas fazem questão de fazer pouco caso dos problemas dos outros mas querem uma mobilização mundial quando o problema é com elas. Temos tendência e minimizar os outros e supervalorizar a nós mesmos. Mas, temos que nos policiar para que isso não vire uma prática corriqueira e injusta! Um pouco de condescendência e complacência não faz mal a ninguém. Aliás, acho que o mundo de hoje sofre de um mal chamado falta de bom senso! Tudo é rotineiro, e até com as atrocidades nos acostumamos, quando vemos na mídia assaltos, estupros, mortes, sequestros. Estamos tendendo a banalizar esse tipo de sofrimento e quando alguém como a Xuxa põe a cara na TV e mostra que o mundo de fantasias dela não é perfeito, logo parece armação. Não tô defendendo ela, até porque não tô ganhando nada com isso, mas "aloooooooooouuuuuuuu": ela vai querer se promover pra que? Ela já tem status, grana e lugar garantido no hall da fama. E do contrário, se fosse um zé ninguém, um qualquer, muita gente nem prestava atenção porque se tratava de "mais um". Nem tanto e nem tão pouco, minha gente!

Acho que a sociedade está muito egoísta, enaltecendo sua vida e desprezando os demais. Não é pra fazer do depoimento dela um alarde, um acontecimento nacional. Nem ficar olhando para ela com pena, como se "ah, tadinha, isso acabou com a vida dela!". Sim, teve suas marcas e ela deixou isso bem explícito quando afirmou não conseguir se relacionar com ninguém, mas se olharmos o lado positivo, vamos notar que ela apesar das marcas conseguiu tocar a vida e conquistar um monte de coisas apesar dos pesares.

Não sei se ando sentimental por conta do casamento. Ou se ando muito indignada de ver tanta deturpação no dia-a-dia tratada como se fosse normal. Mas certos comentários me indignaram, principalmente os maliciosos, pois nem num momento de fragilidade desses as pessoas agem com o mínimo de decência. Não tô falando isso tudo por ela ser a Xuxa. Mas, por ela ser um ser humano que nem nós!




Nenhum comentário: