6 de junho de 2012

Tá sempre tudo bom, tudo perfeito!




Sei que tenho andado estressada, meio irritada, cansada e até mesmo um pouco desanimada por conta de todas as tomadas de decisões, escolhas, e até mesmo da própria jornada de organizar casamento, realizar obra em casa, os afazeres domésticos e ainda o trabalho. Tem dias em que tudo isso junto pesa nos ombros e tirar de letra não é tão simples assim. Sim todos na face da terra tem dias bons e dias ruins. Não é privilégio só de alguns. Algumas vezes esses dias ruins têm alguma explicação, outras vezes não! .

Só que tenho visto hoje em dia, principalmente nas redes sociais uma exacerbada felicidade como se o mundo fosse cor de rosa e tudo perfeito. Claro, o estado de espírito e/ou emocional de cada um também tem muito a ver com a maneira como se lida com as situações e a maneira como você se posiciona diante da vida. Mas, tirando isso, a gente não consegue o tempo todo agir da maneira certa, fazer o correto e simplesmente se sentir bem com isso. Em alguma momento vai pintar uma insatisfação, algo que desagrada e vem aquele sentimento de "hum... não tá legal!"

Tenho dias em que estou cansada, outros que estou sem paciência, tantos outros que fico pê da vida com algo ou alguém, outros em que estou desanimada, outros em que estou de TPM e confesso que sono e fome tiram completamente o meu bom humor. E acho isso super normal, apesar de saber também que ninguém é obrigado a aturar mesmo aceitando que essas atribuições, imperfeições, defeitos, ou seja lá o significado que se tenha seja normal do ser humano. O problema começa quando você se manifesta. Quando você coloca um post down ou faz meio que um desabafo. Parece que o seu estado de humor ou problemas são contagiosos e você quase é excomungada por interferir no "Fantástico Mundo Feliz das Redes Sociais" onde o parecer ser é maior do que o ser de verdade. 

Defendo aqui a liberdade de expressão. É um espaço público onde cada um pode falar o que bem entender sobre o que quiser. Desde que, segundo meus valores, não ofenda, não desmoralize, não constranja, não falte com respeito à ninguém. Fora isso, se você está falando de si, vale tudo. Lê quem quer. Comenta quem quer. Quem não quiser, não leia, passe batido ou faça melhor, se acha que a pessoa é chata ou sem graça porque tem seus momentos, vai lá no botão configurações e exclua ela de sua lista de amigos. Assim, ficará livre do que ela está falando com verdade, com sentimento. E não escrevendo frases bonitas, poemas, fotos de imensa alegria e afins. Porque a vida não é perfeita o tempo todo. Acho que de ninguém. Mas tem gente que dissimula. Na minha humilde opinião, é melhor então ficar quieto. Não é porque você está num espaço de interação onde pessoas postam o tempo todo, tempo demais e sobre coisas desnecessárias até, que se tem que fazer o mesmo.

Quem nunca acordou sem saco para trabalhar, não encontrou a roupa que queria ou a que vestiu não caiu bem? O cabelo que não "toma jeito", o ônibus que atrasa, pessoas grossas logo pela manhã? Estar passando mal, sem paciência, de TPM, ter que aturar quem não tá a fim? Ficar chateada com um problema, algo ou alguém que atrapalha sua programação e uma insatisfação inexplicável? Quem nunca ficou P por querer mudar e não ter como, engoliu sapo contra a vontade, aceitou o inaceitável e aprendeu a lidar com as insatisfações. Quem nunca dormiu com esperança e acordou frustrada, quem nunca teve uma lembrança e ficou triste, quem nunca se decepcionou quando menos se espera, quem nunca constatou que quem você achava que era assim ou assado não era? Quem nunca fica estressado com fila, engarrafamento, informação errada? Ou porque a manicure desmarcou sua hora, o chocolate que você tanto quer está em falta, você engordou 1kg ou algum plano que "deu pra trás"? Quem nunca saiu na chuva querendo ficar em casa, chegou num local e o compromisso foi desmarcado e todo mundo mexe na agenda da sua vida e você, às vezes é o último a ser comunicado? Quem nunca ficou mal sem saber explicar porque quando tudo ao redor vai bem ou mais ou menos bem? 

Atire a 1ª pedra...

Claro que pra alguém passar por tudo isso num só dia ou a pessoa está azarada de vez, no seu inferno astral ou com uma macumba das brabas. Dorme e só acorda no século seguinte. É a única solução. Mas 1, 2 ou até 3 itens da pequena lista do que pode chatear alguém com ou sem motivos, todo mundo já passou!

Não tô falando que a pessoa tenha que ficar mal o tempo todo só porque ela tem o direito de ficar mal. Apesar de muitas vezes, quando estou mal, querer ficar em paz, no meu canto ou ter o direito de desabafar. A compreensão alheia também tem paciência. Mas assim como tudo tem seu tempo para acontecer, as pessoas, cada uma, também tem o seu. Ou para resolver um problema ou para se sentir melhor consigo mesma. E não, não acho que elas devam fingir o que não sentem só para agradar aos outros. Para que os outros não se sintam mal com o que a pessoa fala ou escreve.

Mas, nas redes sociais o lema é esse: você ouve, ou melhor lê, mas não pode falar. Muita gente se acha no direito de criticar ou dar pitaco naquilo que nem sabem direito o que é. Mas a recíproca não é verdadeira. Você só pode se manifestar se esta for agradar ao outros. Caso contrário, esqueça. Sendo assim, vive-se num mundo de conveniência, feliz pra sempre.

PS: antes que alguém ache alguma cosa, não é indireta para ninguém, viu? rs. Hoje em dia tudo é indireta!
É apenas uma reflexão... ou uma constatação!

Nenhum comentário: