13 de março de 2010

8 de Março: Dia Internacional da Mulher


Com um pouquinho de atraso, pois fiquei uns dias sem PC, posto hoje minha homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Nossa, quem diria... Um dia só nosso, reconhecido e aprovado no mundo todo? Que poder! Mas vou te falar: conseguir este reconhecimento não foi fácil não. Muitas gerações de mulheres passaram o pão que o diabo amassou para poder terem voz ativa, direito ao voto, direito de trabalhar e exercer carreiras igualmente com os homens, receber salários, ter benefícios no mercado de trabalho de acordo com suas necessidades e por aí vai. O papel da mulher na sociedade mudou consideravelmente, em vista do século passado e os anteriores a ele. A mulher que antes era subserviente ao seu pai, depois irmãos e por último marido, onde obtinha a qualidade de dona de casa apenas, criando os filhos, sem poder decisório algum, sem valor apesar de tudo que faziam. Não tinham direito à educação, ao trabalho, ao voto, à dirigir, a ser dona do próprio nariz! Hoje, podemos dizer que obtivemos algumas conquistas perante a sociedade machista. Já conseguimos respeito dos homens não só na parte das profissões, mas no dia-a-dia, dentro de casa, na rotina da família. Foi crescente a concepção da nossa importância e competência. Reconhecimento dos nossos valores, dos nossos direitos, das nossas vontades, antes caladas, sucumbidas....

Ainda há muito que fazer; violência contra a mulher é um tópico que nunca se renova. Impressionante! Sempre tem um homem machão, metido a valentão que acha que pode agredir de todas as formas sexuais e morais. O preconceito quanto à fragilidade feminina. Mulheres de todas as raças e crenças vêm lutando para mostrar que sensibilidade não é sinônimo de fraqueza. E que mais raçudas e corajosas que muitas mulheres que fizeram nome na nossa história, impossível! E, de certa forma, com esta mudança de pensamento e de atitudes, possibilitou aos homens também amolecer o coração de pedra e hoje serem capazes de gestos de sutileza, carinho, afeto, que antes não era permitido, pois “pegava mal”. A partir da mudança do olhar para as mulheres, os homens também se modernizaram. E aceitaram que não precisam serem “ogros” para serem durões, fortes e temidos. Mulher veste calças, home também chora! Mulher vota, homem arruma a casa e faz comida. Mulher tem jornada quádrupla de trabalho: ser profissional, mãe, esposa e mulher, os homens passam mais tempos com os filhos e se permitem cuidar mais de si, físico, emocional e intelectual.

Então... Abaixo o preconceito! Viva a conquista de cada mulher diariamente, até aqui. Apesar de saber que todos os dias, são nossos dias! Hoje ganhei um jantar com direito à sobremesa todo preparado pelo meu namorido! Adorei a surpresa e todas as outras que ele faz demonstrando minha importância em sua vida.


Beijos e tenham um ótimo sábado!

Nenhum comentário: