25 de julho de 2011

26/07/2011 - 2 anos de namoro!


"Cada qual sabe amar a seu modo;
o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar."


Quando nos conhecemos, nos gostamos, como pessoas e, ambos envolvidos em outros relacionamentos conturbados, não imaginávamos que 2 anos depois (2009) iríamos nos esbarrar e estarmos desimpedidos. Como quem não quer nada vc se chegou, se aconchegou, foi ficando, ficando e ficou. Não só no meu quarto, na minha casa como na minha vida! Abri espaço para suas coisas nas minhas gavetas e no meu coração para vc. Nos arriscamos! Mesmo sabendo que podia dar certo, duvidávamos, um do outro e de nós dois, separadamente. Apostamos num relacionamento às cegas e que tanto podia nos trazer muitas felicidades como inúmeras tristezas e mais algumas marcas. Resolvemos nos dar uma oportunidade: eu com minhas frustrações e você com seus anseios.

Depois de 2 anos, de altos e baixos, erros e acertos, dias bons e outros nem tanto assim, olhando nossas inúmeras fotos, recordando alguns momentos vejo que fiz a escolha certa e não me arrependo. Nem por um segundo, sequer. Nem sempre as coisas são fáceis, e não são mesmo! Vai ter dias em que um dos dois vai querer pular fora, ou os dois, rs. De repente, teremos mais gente para atrapalhar do que para ajudar. Mas, mesmo assim, eu sou feliz! E, se me perguntarem: quer outra vida? NÃO! Quer outro marido?NÃO! Quer as coisas diferentes? NÃO!

Defeitos todos têm e eu que o diga, né? E vc atura todos eles: meu mau-humor matinal, TPM, insegurança, crises de nervosismo, chateação momentânea, rs. Acho que sofro de transtorno bipolar! E mesmo assim, vc está ali, inabalável, tirando numa boa. Porque que não vou ter paciência - tem horas que não tenho rs - com sua ansiedade, impaciência, bom humor em tempo integral, mania de descomplicar as coisas, sua teimosia, sua compreensão limitada quando quer e não se abalar com pouca coisa... não ligar de verdade! Que inveja! Problemas... que casal não tem? Podem até dizer que não, mas com certeza é sim, rs. Dentro de 4 paredes e na intimidade muita coisa muda. Da porta da rua pra dentro de casa às coisas podem ser outras. E com a gente não. Somos o que somos em tempo integral, sem máscaras, sem aparências. Transparência até demais! Mas, mesmo no calor da emoção, depois que os ânimos exaltados abaixam, a gente conversa e se entende. Ou não se entende na hora, mas em algum momento a voz da razão vai falar mais alto e sua carinha de cachorro sem dono me comove, rs. Seu olhar caído corta meu coração. Me culpo até do que não tenho culpa quando te faço ficar chateado ou rolar uma lágrima no seu rosto! O que posso fazer é prometer que irei melhorar. Pois os problemas sempre existirão e o que podemos fazer é mudar a maneira como encaramos eles. Se reiventar, criar uma nova identidade é para os fracos; os fortes passam por diversas experiências até muito ruins e tentam tirar um aprendizado delas. Não é tarefa fácil, mas a prática leva a perfeição e de tanto fazer isso, uma hora fico craque! Namoro é uma delícia, mas casamento é uma delícia sem tanto enfeite no bolo! Vc ama a pessoa pelo que ela é e ponto! Vc não a ama pq ela está arrumada e perfumada, vc a ama porque depois de trabalhar o dia inteiro, ainda chega em casa e faz a janta ou arruma a cama para vc dormir. Vc não ama a pessoa porque ela mostra interesse por vc, vc ama porque ela demonstra interesse no seu trabalho, na sua família, com seus planos e sonhos, mesmo que vc já tenha falado isso 1000 vezes. Vc não ama a pessoa porque ela diz que está do seu lado e quando vc pegou uma gripe ela passou o fds ao seu lado, cuidando de vc. Vc ama a pessoa porque vc cuida dela diariamente, em suas decepções, suas frustrações, suas chateações, doente, de cabelo em pé, com a roupa de dormir, de mau humor, do jeito que for, porque ela é vc no final das contas! Vc não ama a pessoa e se diz ao lado dela para qualquer coisa aos finais de semana, pelo telefone ou MSN. Vc ama a pessoa estando ao lado dela pra tudo, chorar, rir, brigar, ouvir, falar, calar... Companheirismo à distância é uma coisa, no dia a dia, ou até mesmo tentar mantê-lo na vivência do casal é complicado. Isso tudo acrescido a manter sua individualidade, sua liberdade, coisas que às vezes se perdem num relacionamento. Ou porque alguém pede ou porque alguém acha que tem que ser assim. Que casal é sinônimo de 1+1=2 pra td na vida. Amar é respeitar: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. É respeitar o corpo, a vontade de não fazer sexo, as manias, o tempo necessário à sós com ela mesma, as tristezas. Respeitar vontades, desejos, pensamentos e sentimentos. É compartilhar uma bobeira do dia ou um sonho. Uma conversa, um pensamento, um desejo, um medo... Confiar é não ter medo. Tem um pouco de entrega nisso, mas é confiar mais no outro que em si próprio. É fechar os olhos e ser capaz de reconhecer o "nosso alguém" às cegas. Colocar a mão no fogo, como se diz por ai. Mas, essa confiança não vem da noite pro dia e nem pode ser apenas de uma das parte e sim de ambas. É conquistada através da tolerância que não quer dizer engolir sapos e aceitar tudo. Apenas entender que ninguém é igual a vc e que cada um tem seu momento, seu jeito próprio. Jeito esse que de repente é aquele que vc achava bonitinho, lá no início e que mão imaginava que depois de um tempo ia querer matar por causa desse jeito, rs. A tolerância é amiga da paciência que nem sempre é amiga minha, mas eu tento cativar essa amizade! rs. Cumplicidade, não sei parente de quem é, mas está sempre no meio e quando falta, tds perguntam por ela. É que nem o ar, "não se pode ver, mas pode-se sentir". Amizade, carinho e amor. Não são a mesma coisa, mas se completam. Sem esse trio, não há vida à dois! Pois tem momentos na vida que um deles vai falar mais alto que o outro, não tem jeito! E, podemos até julgar que aquele que "fale menos" acabou, mas pode estar apenas adormecido. Ou esperando a hora oportuna de aparecer! É que nem o tesão, que muita gente tem pudor de falar e outros pudor nenhum. Tem casal que vive dele é que nem incêndio. Tem casal que ele é morninho, que nem lareira. Tem casal que ele nem existe mais. É difícil manter a chama acesa sem o mistério, coisa essa que não existe mais num casamento. A palavra de salvação é inovação! Use a casa e a imaginação. Funciona que é uma beleza... Bom, nem sempre, mas na maioria das vezes, rs. Ou então, desencana e não fica se cobrando que tem que fazer todo dia, toda hora, mostrar serviço porque senão isso, aquilo ou aquilo outro. O melhor é quando a vontade nasce livre de cobranças... isso sim é fantástico!

Então... depois desse discurso todo, não quero outra vida. Pra quê? Se essa me serve muito e está tão boa? Olha quanta coisa eu aprendi com você e por você.

E a cada dia que passa e que podemos colocar tudo isso na mesa, um com o outro, tenho mais certeza de que é vc que eu quero para a minha vida. Não vou abrir mão de vc por conveniência, moralismo, níveis diferentes ou sei lá mais o que. Na sua humildade e pouca sabedoria me dá um banho de humanidade e valores, coisas essas que a cada dia sugo mais um pouquinho pra mim... A cada dia tenho algo novo a aprender com você: me aceitar e aos outros como são, não me cobrar demais, não esperar demais de mim e dos outros, não fazer tempestade em copo d'água e, o principal: como renovar o amor e cultivar essa plantinha em tempos difíceis. A cada dia vc tem um mimo, um gesto, um carinho, um abraço, um olhar que dispensa outras coisas mais... seus gestos falam por si! E eu te admiro, te respeito, te adoro a cada dia mais. Não só pelo que vc faz, mas pelo que vc é. Por me aceitar como eu sou, por me pedir que nunca mude e por me amar como se fosse a 1ª vez, sempre.

E pensar que há dois anos eu era descrente do amor...
Tanto me desiludi com ele que julguei isso nunca ser coisa pra mim!
Pra gente ver que, de onde menos se espera, vêm as melhores surpresas.
"Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de ir."

E depois de ser agraciada com isso tudo a única coisa que ouso pedir é que vc não seja passageiro, que não seja inconstante, que não se vá com o passar dos dias e do interesse, que seja sereno, perene e presente sempre... e que me traga cada vez mais certeza e paz!

Ah...


PS: EU TE AMO!



Vidinha!!!

Nenhum comentário: