12 de junho de 2012

Sentimentos dissimulados, relação mascarada: no dia dos namorados quero de presente a sinceridade!




Não sei porque reservei esse dia, o Dia dos Namorados, para falar sobre esse assunto que está rodando na minha cabeça há muito tempo. O assunto em si já é polêmico, diante de uma declaração mau sucedida, fica ainda pior. A esposa do jogador Kaká, recentemente deu uma entrevista à imprensa falando de sua vida, dos filhos, do relacionamento. E em uma dessas frases ditas no infortúnio, obviamente foi tirada do contexto e redigida de uma forma que polemizasse e colocasse em ascensão um pensamento, uma reflexão ao até mesmo uma frase mau colocada. Em determinado momento da entrevista, acho que ao ser perguntada se perdoaria uma traição, já que o meio do futebol tem sido rondado por muitas polêmicas envolvendo festinhas com garotas de programas, bebidas e drogas - que geralmente são as culpadas dos atos insanos - ela disparou que sim. Só que em vez de parar por aí, ela foi se explicar e complicou o simples.

Sim, porque o perdão a qualquer coisa que façam de errado conosco e que nos magoe só diz respeito à nós. É algo muito pessoal e não existe fórmula certa. Umas concordariam, outras não e ainda atirariam a 1ª pedra, condenando a eterna burrice fazer uma coisas dessas. Várias frases feitas rondam o mundo feminino acerca desse assunto e muitas opiniões já estão formadas antes mesmo da pessoa se relacionar e passar por algo parecido. Mas, só quem de fato passa por isso e está dentro da situação para avaliar o que vale a pena ou não. E porque isso aconteceu. Fazer um balanço da relação para encontrar os pontos negativos, os contras e até mesmo os motivos - embora eu ache que por maiores que eles sejam não justificam os atos - é aceitável. É necessário até! Não adianta passar uma borracha no assunto e seguir adianta como se nada tivesse acontecido ou fingir ser assim. Temos que achar o problema e solucioná-lo. 

Bom, confesso que até me estendi muito mais na minha resposta do que ela, rs. Mas, voltando, ela afirmou que perdoaria uma traição, e pontuou a frase disparando que se isso acontece nos relacionamentos, não só no dela, a mulher tem sua parcela de culpa. Contribuiu para isso acontecer deixando faltar alguma coisa na relação, deixando a desejar, enfim... Até ela chegar nesse ponto eu estava concordando com ela. Perdoar é uma escolha de cada um. Aceitar até que se repita o ato também é uma escolha de cada um. Confiar em desculpa esfarrapada para justificar as consequências é escolha de cada um. Agora transferir o problema da escolha de trair ou não trair para terceiros e não a si próprio, isso não. Na verdade, eu não fiquei puta com o que ela falou. É um pensamento muito mais comum do que se pensa. Machista é verdade! Mas, de tanto ser embutido na sociedade através de conceitos religiosos, de tradição e familiar ela apenas estava repetindo o discurso que muitas mulheres falam para si mesmas. Aceito até que alguns problemas à dois como a rotina, a prática sexual, a falta de conversa, as finanças, famílias, hábitos, gostos tudo isso possa influenciar numa decisão do homem. Só não aceito mesmo, de fato, é que a mulher se culpe pelo ato do outro. "Se ele fez a culpa é minha!". 

Posso até estar com um discurso feminista contemporâneo de que há uma igualdade de atitudes e sentimentos na relação, e que se for assim, tudo será motivo para procurar uma "válvula de escape", para ambos. Mas, a minha geração, a minha criação foi tendenciosa para que cada um - os dois lados da relação - se responsabilize pelos seus atos. Se tanto o homem quanto a mulher percebe que o relacionamento não tá legal, senta, conversa, abre o jogo e se julgar melhor o relacionamento também. Ninguém fica junto por obrigação, fica porque quer. Fica até por comodidade, conveniência, medo, insegurança. Mas contra a vontade, não. Se quer testar outras pessoas, se divertir com outras pessoas, não seja egoísta querendo que outra pessoa passe por isso com você. Libere-a também, seja honesto e melhor: não jogue nela a culpa pelas suas insatisfações. A vida nem a dois, nem em família, nem no trabalho é um mar de rosas o tempo todo. Sempre vai haver turbulências, divergências, altos e baixos, mas se o casal não está preparado para passar por isso junto, então seja franco e sincero e cada um que procure o rumo da sua vida. Viver junto é uma arte! Viver junto é um aprendizado constante! Não tem fórmula certa: é errando e acertando, vice e versa o tempo todo. São acúmulos de experiências onde avaliamos o que devemos manter e o que devemos jogar fora. Mas isso é uma decisão para ser pesada, tomada junto, não é unilateral!

E acho que escolhi o dia de hoje para enfim, falar sobre esse assunto, sobre as minhas não concordâncias com ele porque em datas comemorativas e nas redes sociais como já escrevi anteriormente a felicidade é constante. Hoje, todos os casais se amam pra sempre, o relacionamento é perfeito, todo mundo tá super satisfeito, mas estão mais preocupados em aparentar do que ser. Você, é você mesmo que está lendo isso agora. Não importa se é homem ou mulher, quantos anos tem, sua etnia, sua religião nem o tempo junto com o(a) parceiro(a). Faça uma avaliação. Passe aquele filme na sua cabeça. Óbvio que apesar de ter cenas tristes e ruins nesse filme, ele não seria de longa metragem se não valesse a pena. Mas todos, ão de identificar momentos em que a perfeição passou longe do que se esperava e do que gostaria. E, não pare para pensar apenas nas atitudes do outro que você não concorda, que você não tolera, que você julga, que você abomina, que você se magoa, que você se chateia. Pense nas suas também. É muito bom quando esse exercício de inversão de papéis é feito e você para de acusar, se coloca no lugar do outro e vê o problema sob a ótica dele. Só assim, muitas vezes para entendermos os argumentos e questionamentos do outro. Se você nunca fez isso, não é egoísta, pode ter ido apenas desligado e/ou despreparado até hoje. Egoísta é aquele que faz com consciência. Errar é humano!

E, para encerrar esse tema no dia de hoje, me veio à mente duas frases que acho que também já usei anteriormente:

"... que eu acredito em segunda chance, mas não acredito que todos mereçam uma segunda chance..." e que, essa frase sim, achei um puta insight pois é a mais pura verdade:


“O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer o amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs, antes do café”. 

(Gabriel García Marquez)


Um comentário:

Unknown disse...

Matt, 27, interior de SP.
Que texto incrivel. Polêmico mas esclarecedor eu diria.
Cheguei aqui por acaso, simplesmente por pesquisar sobre o sinônimo de "dissimulado". Enquanto fumava meu beck ouvindo Maneva, (recentemente deixei passar pelas minhas mãos uma garota linda, q se declarou apaixonada por mim, era recíproco porém, acho q não era nosso momento. Fui pra Capital ficamos um fds juntos, e seguimos nossas vidas) lembrei-me então de meu último relacionamento sério, que inclusive foi reheado de momentos incríveis, porém quando chegava longe da perfeição era tenso.
Procurei então pensar nos motivos, nos problemas e diferenças que existiam entre nós, e nesse momento (influenciado claro pela percepção alterada pelo THC, que leva a esses aprofundamentos internos) fazendo oque exatamente você cita: "

E, não pare para pensar apenas nas atitudes do outro que você não concorda, que você não tolera, que você julga, que você abomina, que você se magoa, que você se chateia. Pense nas suas também. É muito bom quando esse exercício de inversão de papéis é feito e você para de acusar, se coloca no lugar do outro e vê o problema sob a ótica dele. Só assim, muitas vezes para entendermos os argumentos e questionamentos do outro. Se você nunca fez isso, não é egoísta, pode ter ido apenas desligado e/ou despreparado até hoje. Egoísta é aquele que faz com consciência. Errar é humano!"

Lembrei que algumas vezes ela me chamou de dissimulado, o que não é nem um pouco bom de se ouvir. Foi inclusive um relacionamento que aprendi a importância da honestidade/sinceridade para quem sabe um dia poder viver um relacionamento sólido como o pretende ser um casamento.