22 de outubro de 2009

Cidade em caos


Nosso dia-a-dia tem sido assim: fora as frentes frias que acabam acarretando em chuvas demasiadas, nestes últimos dias, a nossa cidade virou uma praça de guerra. Ah, novidade! As estatísticas mostram que o n° de pessoas mortas no mundo provenientes da violência exacerbada de assaltos, sequestros, crueldade deliberada de um ser humano contra o outro, crimes organizados e etc... são equivalentes ao n° de pessoas que têm suas vidas tiradas em países em guerra.

O que mais tem assustado a população acredito eu, é que agora as artimanhas estão sendo sofisticadas pelos infratores da lei. Quanto mais nos protegemos do mundo, mais os criminosos arrumam uma maneira de burlar esta segurança, e intensificam seus ataques. São uma afronta as autoridades, uma intimidação a nós. Agora, por último, um helicóptero da polícia foi abatido, utilizando armas possantes que só deveriam estar em posse das polícias da cidade, mas que por algum motivo “inexplicado”, foram parar nas mãos desses delinquentes. E agora, que sofre, somos nós. Hoje é ataque à polícia que faz incursões à favelas no intuito de abater operações ilegais, tráfico de drogas e demais ações contra a lei. Amanhã, seremos nós, abordados por este tipo de armamento, tendo nossa liberdade roubada e virando escravos do medo e da impunidade. Aulas são suspensas, comércios são obrigados a fechar, nosso direito de ir e vir são censurados e, andamos com medo nas ruas, e muitas vezes saímos de casa sem saber se vamos voltar.

Autoridades e poder público, apesar das declarações de que a nossa polícia está preparada e armada para conter estes tipos de acontecimentos e vai cercar bandidos/traficantes para controlar e acabar com a violência e seus focos, não sentimos confiança e segurança nessas falas. Um, a partir de uma parte que se intitula acima da lei proveniente da polícia, geralmente policiais que pularam para a parte da banda podre (corrupção) surgiu a milícia, que geralmente trabalha para os dois lados da ação, como mostrou muito bem o seriado da Record “A Lei e o Crime”. E dois, a polícia se arma até os dentes e dá demonstrações de abuso de poder contra nós população, que temos medo de contar com ela. Apesar de muitos de nós conhecermos nossos direitos básicos, os temos negados e, em alguns momentos somos coagidos não só com palavras mas com atos violentos. Então, ficamos à mercê de Deus, esperando que Ele nos proteja, guie e ilumine nosso caminho e tenha piedade de nós. Só ele para dar jeito nesta situação que se instaurou na cidade e se espalhou pelo mundo.


Beijos e que a gente sobreviva neste mar de violência constante a cada dia!


 

Nenhum comentário: