17 de agosto de 2012

Dilema!



Ela se encontrava entre um grande dilema: partir ou ficar. Se ficasse, teria que aceitar as coisas e as pessoas à sua volta como elas são, já que sabia de antemão como eram e não entrou em nenhuma situação desavisada. Se partisse, poderia ter a chance de correr daquilo que sempre desgostou e desaprovou e ir em rumo ao que realmente importava para ela, de acordo com seus valores, convicções, sentimentos. Já que as mudanças pretendidas e acreditadas por ela e prometida pelos outros, nunca vieram.

Só que a decisão que aparentemente era fácil, começava a se tornar difícil. Recomeçar se tornou mais difícil do que começar. Era quase como ter que continuar a escrever num caderno de outra pessoa; era mais fácil ter o seu próprio caderno e fazer do seu jeito. Mas a vida não era simples assim. Não se pode deletar tudo e voltar ao começo, a uma nova página em branco e reescrever sua história. É preciso se reinventar, sempre.

Num momento de falta de lucidez, ensandecida, como num impulso que era mais forte do que ela, impossível de controlar, começou a arrumar suas malas rumo ao desconhecido. Se atirar na vida era tudo que ela almejava, viver aventuras, se arriscar, sem saber o que será do amanhã, criar expectativas em vez de saber nas frustrações que elas iriam dar. Já era noitinha quando ela decidiu conferir através da janela do seu quarto se ainda chovia. Chovia, ventava, fazia frio. Isso a fez recuar um pouco da janela úmida e da sua decisão destemida de ir em frente.  Dia chuvoso para ela era para ser curtido debaixo de edredom, vendo tv ou lendo um bom livro, quem sabe até tirando um cochilo. Mas nada de sair e se molhar. Porém, em dia importante para ela sempre chovia. Sempre foi assim: dia de uma prova, de uma entrevista, da formatura, de encontrar um namorado, uma consulta médica. Os mais variados assuntos eram alagados por essa chuva que insistia em se fazer presente em dias de grande e importante decisão. e voltou para seu quarto quentinho, dando as costas para a janela e se entretendo com as letras do CD do Coldplay já ouvido 1.000 vezes

Enquanto arrumava as malas, olhava seu quarto, cheio de histórias, impregnado de lembranças, coisas essas que no momento ela queria esquecer, pois em nada acrescentariam em sua decisão, muito menos mudariam o presente. Por fora, era pura determinação, por dentro, ainda receava se fazia a escolha certa. temia também estar fazendo uma tempestade em copo d'água. Nada nessa vida é para sempre e imutável, a não ser a morte, sendo a crença dela. E, segundo também sua teoria de vida, era menos ruim de arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez. Já que se arrepender para ela, era ruim de qualquer jeito. Mas, depois de muitos embates na vida, alguns ganhos, outros perdidos, aprendeu a não se lamentar, aprendeu a ser rígida com ela mesma, rígida até demais. Aprendeu a ser a dona de sua razão, só esqueceu que a sua razão não era uma verdade absoluto, embora fizesse sempre, muito sentido. Enchia as malas de roupas e o coração de coragem. Descia as escadas sem olhar para trás. Colocou na cabeça que tinha que ser assim e repetia isso em voz baixa, quase como uma reza ou um mantra, na tentativa de se convencer de sua própria decisão. deu uma última olhada naquilo que lhe era familiar, seu porto seguro, aquilo que foi construído por ela ano após ano, aquilo que ela conhecia como a palma da sua mão. Respirou fundo, bateu a porta e disse para si mesma: "finished"!

Entrou no táxi, olhou pela janela e os pingos de chuva que escorriam pelo vidro se confundiam com suas lágrimas. Ela não era tão dura assim quanto imaginava que fosse. À caminho da estação, pediu ao taxista para fazer uma rota diferente. Diferente para ele, muito conhecida para ela. Parou em frente a uma casa, numa rua semi-deserta, já no anoitecer de inverno com apenas uma luz na sala acesa. Na luminosidade dava para ver um corpo estendido no sofá, em frente a tv, provavelmente comendo pipoca e pouco se importando com a vida lá fora. Ficou um tempo fitando a cena. Cena familiar, cena que a fez decidir partir, e a mesma cena agora a faz duvidar de sua decisão. Lembrou de seu último pensamento: "de quê adianta ter toda a certeza do mundo de que eu sou a mulher da sua vida se eu não faço parte da sua vida?!". E, esquecendo-se no motorista, disparou em tom de raiva misturado com conformismo, com a ironia de quem quer atingir uma flecha no coração de alguém: "Agora eu tô te amando quietinha, sem mandar cartas, sem discar o seu número, sem passar em frente a sua casa. Afinal do que adianta gritar pra meio mundo ouvir o quanto nós temos que ficar juntos se você não é capaz de mover um dedo pra que isso seja possível? (...)". Mandou o motorista seguir em frente e resolveu seguir seu rumo sem mazelas.

Naquele ir e vir da plataforma, entre encontros e despedidas, se sentiu meio acolhida, meio perdida. Conferia o destino e o horário no bilhete em suas mãos, trêmulas, frias, com medo. Insegura, era a palavra para ela naquele momento. Já não mais tão certa de sua decisão, temia o que poderia encontrar pela frente e se questionava se o que já tinha achado em sua vida não estaria satisfatório, mesmo com todos os erros e defeitos. Ficou um segundo olhando para as televisões espalhadas no espaço, na esperança de achar uma resposta divina. A única coisa que ouviu foi a moça do alto falante dizer que as pessoas com destino "x", pro favor se dirigir a plataforma "y". Então.... já que estava aqui, diante desse grande impasse, sem saber se vai ou se fica, se aceita ou se desfaz, se muda ou se permanece, se grita ou se cala, respirou fundo e foi. Aquela ida com gostinho de volta, mas foi. No fundo, mesmo querendo ficar e querendo que nada mudasse tanto assim, sabia que precisava ir para ter as respostas que tanto pedia e nunca tinha. Às vezes longe, ela conseguia ter algumas certezas que de perto, o dia-a-dia cega e não conseguia ver. Ou então, perceberia que o que tinha era melhor do que o que tinha ido em busca. Ou quem sabe ainda, perceberia o que tanta gente acaba percebendo quando o assunto é amor, relacionamento, relação: "... pode não ser perfeito, mas ruim com, pior sem."



Embarque com direito a trilha sonora e tudo, uma música conhecida, uma música que era trilha sonora do casal, uma música que dizia muito para ela e nada para ele, mesmo assim, toar naquela hora era crucial para sua decisão. "Just the way you are". Era exatamente o grande dilema dela. Não era nem se iria ou se ficaria, era se aceitava ou não. Se aceitava sua relação como ela era ou não. Se aceitava seu grande amor como ele é ou não. Se importava mais a opinião das pessoas ou o sentimento dos dois. Se importava mais alguns momentos felizes do que mil momentos de brigas. Se importava mais conquistar o sonho almejado ou viver o sonho que a vida tinha colocado em seu caminho. O que significava de fato aceitar a pessoa como ela é? É aceitar alguém acomodado, que não se importa ou não quer mudanças? Ou seria aceitar uma pessoa convicta de si e de suas ações, mesmo que essas sejam totalmente contrárias às suas? Ohhhhhh dúvida cruel! Começou a se questionar o que era mais importante, se a perfeição que ela construiu na sua cabeça, com todas as suas convenções, ou a perfeição desprovida de tudo que ela jamais imaginou. Não era perfeito, era perfeito para ela! Essa era o dilema. Mas não era perfeito dentro dos padrões que ela insistia em fazê-lo entrar. Era perfeito por amá-la incondicionalmente, mas do jeito dele, não do jeito que tem que ser. E acabou percebendo que não era o lugar ou as pessoas que a faziam ficar nesse dilema, era ela mesma e isso, aonde quer que ela fosse a seguiria. 

Entrou sem pestanejar no vagão como quem tentava fugir da própria sombra, sentou na poltrona e logo em seguida, um dos funcionários veio em sua direção com um papel na mão. Meio amassado, meio molhado, com cara de desespero, com cara de tristeza. "- senhorita, por gentileza, aquele cavalheiro mandou lhe entregar isso." E sem reação, ela olhava para o papel, olhava sem acreditar para a figura que o moço apontava pelo vidro com cara de desconsolo. O que ela menos julgava improvável de acontecer, aconteceu. ele veio! E isso quer dizer que ele se importava, ele não era tão indiferente como demonstrava ser. Nos olhos dela, felicidade. Nos olhos dele, ansiedade e expectativa de que ela olhasse pela 1ª vez para ela, como ele era de verdade e confirmasse e reafirmasse o amor dos dois. Com as mãos trêmulas ela abriu o bilhete e nele, as curtas e poucas palavras diziam o seguinte:

"Se você for, pensarei o seguinte: Se é amor de verdade, a distância é só um teste. Não te procuro, mas sinto a sua falta... Parecia verdadeiro, firme, doce, intenso, imenso, sincero, fiel, constante. É, só parecia. E sempre fica alguma coisa, um lenço guardado, um papel riscado, um retrato, um relato. A gente finge que não, mas fica. Nem que seja um pedacinho de nós. Hoje faz um mês desde a ultima ligação, onde você me dizia tudo aquilo que fez meu mundo desabar. Foi a noite mais longa que já tive, pela manhã mau tive forças pra abrir a janela e ver quanto o dia estava lindo. E tem sido assim desde então; nada de conversas, mensagens ou ligação... O silêncio e o vazio foi o que restou! Não guarde mágoas, nem telefones. Delete tudo se achar que isso é a solução.

Se resolver ficar, lembre-se: EU TE AMO. DO MEU JEITO, MAS TE AMO!"

Foi o tempo da lágrima rolar dos olhos dela, dele passar a mão nos cabelos ansioso, do último apito soar, da porta fechar e do trem partir. Ela foi querendo ficar. Ele ficou querendo partir. E o dilema de como conduzir a relação ainda ficou no ar, só uma dúvida não permaneceu: eles se amavam!




Nenhum comentário: