10 de julho de 2014

E a Copa do Mundo ainda rende...


É só um esporte! É apenas uma disputa por um título, por uma Taça! Apenas uma representação de um país que possui a melhor seleção do mundo! É apenas para ela que vivem e treinam milhares de jogadores todos os anos. Ok, estou minimizando a importância do evento um pouco, mas é de propósito. Depois que vi esta manhã a declaração do técnico da Holanda Van Gaal após perder para a Argentina nos pênaltis e seguir para disputar com o Brasil o 3° e 4° lugar fiquei indignada. Em entrevista, Van disse: "Só existe um prêmio, que é a taça de campeão!". Com isso, nas entrelinhas ele quis dizer que, se não for para disputar o 1° lugar, dane-se, não vale a pena.

Como assim? Ele está minimizando seu próprio time por ter chegado tão longe enquanto tantas boas seleções caíram pelo caminho. Ele está menosprezando o adversário, nós, que tudo bem depois da vexaminosa lavada de 7x1 qualquer um poderia nos menosprezar, inclusive nós. Mas olhando pela ética do esporte não! Cadê o respeito? Isso sobra na Alemanha pois eles sim tem o direito de nos zuar e mesmo assim, na imprensa internacional pede respeito a nossa camisa e ao nosso futebol, tido como o melhor do mundo por muito anos e ainda discorrem carinho ao nosso povo e ao nosso país que tão bem os acolheu. Eles são uns queridos!

Bem, voltando ao foco. E fora isso dito acima, ainda temos o péssimo exemplo dado principalmente às crianças sobre a conduta no esporte e na vida. O que aconteceu com "o importante é competir"? Sim porque a minha vida toda, em casa, na escola, nos lugares onde praticava atividades esportivas, em entrevistas de empregos, sempre ouvi isso. Claro que também tem aquela célebre frase "que vença o melhor" e se você não vence, logo você não é o melhor! Conclusão brilhante! Mas não é a mais certa. Sabemos que para quem está vivenciando uma disputa seja no esporte ou na vida, nunca é tão simples levar na esportiva quando se perde. Mas a perda faz parte de um aprendizado incrível. Nos faz reavaliar o mundo e a nós mesmos. Nos faz fazemos mudanças. Nos faz praticarmos a aceitação. Nos faz reconhecer quando estamos errados e perdemos, sermos humildes. Nos faz estar em constante contato com o nosso lado humano. Se nem super herói é invencível, cada qual tem a sua fraqueza, porque rélis mortais como nós seriamos? Prepotência pura!

Logo o esporte que é incentivado justamente por formar o caráter, dar boas bases na vida como disciplina, espírito de equipe, competitividade saudável, respeito ao adversário, trabalhar as franquezas e dificuldades, ter obstinação, foco e perseverança. Para regenerar desvios de conduta na sociedade, os ensinamentos do esporte são logo recomendados! E agora, vem esse poia e me dá uma dessas...

Gente, ninguém gosta de perder, fato! Tá, faz parte da vida! Tá, ninguém ganha sempre! Tá, a gente tem que superar e dar a volta por cima. Mas na real mesmo, ninguém gosta de perder! Seja num jogo de futebol, seja na vida, seja um real! Agora imagina perder na semifinal de um importantíssimo campeonato de futebol? Aliás, o mais importante da categoria? Em casa? Nós que deveríamos estar piores, não? Mesmo assim, acredito que a maioria dos torcedores brasileiros não vão deixar de apoiar a seleção em mais esse momento. Ficamos putos da vida pela forma como perdemos. Pela inércia e apatia em campo! Mesmo assim, a grande maioria apesar de triste e chateado, reconhece que mesmo não jogando muito bem, mesmo assim chegamos até aqui. E nós que estamos mais fudidos que outra coisa não nos recusamos a jogar ou muito menos menosprezamos a categoria do lugar preterido. E a Holanda é boa! Tem bom futebol! Senão não teria chegado até aqui. Perdeu nos pênaltis mas jogou bem e com raça a partida toda. E entra a velha história, não cabem duas seleções no pódio para um mesmo lugar... então, ele poderia se sentir mais honrada do que nós, por exemplo. Mas, o técnico prefere agir com desdém.

Bom, pior para ele e para a imagem do time. Já vão jogar contra os novos amados do Brasil. Flamenguistas ou não torceremos a maioria para a Alemanha que soube nos cativar com gestos e palavras. Que souberam ser simpáticos e educados. Que souberam acima de tudo nos valorizar e respeitar no nosso país num dos momentos mais difíceis da história! E claro, também pela nossa rivalidade com nossos "hermanos" desde sempre. Alguns argentinos são gente boníssimas, não podemos generalizar. Já fui à Argentina, adorei o país! Mas se a situação fosse inversa, duvido que eles seriam tão complacentes conosco se estivéssemos jogando na casa deles e ainda por cima eles estivessem fora da final e nós não. DUVIDO IODÓ como dizem por aí! E tudo bem, a Argentina tem um bom futebol e tem o Messi. Mas a Alemanha tem um time inteiro que deu um banho na gente e até na nossa malandragem. Um país que se fez merecer e respeitar! Que veio fazendo uma história bonita e impecável na Copa.

Bom, então, mais uma vez a quem interessar possa, deixo aqui o link da matéria completa para que leiam e tenham suas próprias opiniões: http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/van-gaal-apos-eliminacao-holandesa-so-existe-um-premio-que-a-taca-de-campeao-13203537




E para quem quiser saber um pouquinho mais, aqui vai o link da entrevista que a Alemanha deu após a goleada de 7x1 em cima da gente: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/em-portugues-podolski-usa-hashtags-em-apoio-selecao-brasileira.html


E é só por hoje.... A gente sempre tem que tirar algum ensinamento das coisas que nos acontecem né? Sejam positivas ou negativas. Apesar de ser um campeonato de futebol, nos traz muitos ensinamentos como pessoas também, basta sabermos avaliar e refletir.

Até o próximo texto polêmico rs....

Bjinhos e bom restinho de semana


Nenhum comentário: