15 de julho de 2014

Revirando do avesso!







Sabe quando você não tem certeza de nada, mas sabe que aconteça o que acontecer, você ficará bem? Que confia que o melhor está por vir e que não importa as adversidades, no fim tudo acabará bem? Sabe quando parece que você ganha uma força interior que nem sabia que existia e escuta aquela "vozinha" lá do fundo que pouca gente acredita que exista?

Poucas vezes tive uma certeza tão forte assim na vida! Mesmo com algumas dúvidas, receios e medos. Minha tendência natural sempre foi duvidar se não tinha certeza e frear se não tinha garantias. E essas são coisas que todos sabemos que não temos: certezas e garantias. Hoje em dia eu não quero mais recuar. Só quero avançar, confiando no meu coração, no meu bom senso, nas minhas experiências, na minha trajetória e confiando acima de tudo, no cara lá de cima! 

Sim, porque por mais que eu faça ou não faça algo, as maiores decisões da minha vida não estão no meu controle, na verdade eu não mando em nada, é Ele quem dá as ordens! O que no final das contas, acaba por tirar um peso enorme das costas a partir do momento que se acata esse entendimento para a vida. Livra-se do medo da decepção e da frustração. Não que eles não existam, existem sim! E machucam! Mas então sabendo que não detemos o controle de grande parte de nossas vidas, passamos a ver a possibilidade de escolhas como opções e não obrigações. Escolher que batalhas lutar, escolher pelo que vai se chatear, escolher o que de fato vale a pena na vida, escolher o que levar consigo e o que deixar para trás, quando um "deixa pra lá" pode ser mais eficaz que um bate-boca que não vai levar a lugar nenhum, escolher se quer ter razão ou ser feliz. Claro que sempre podemos fazer escolhas erradas e teremos que aguentar as consequências destas escolhas. Mas não ficamos mais nos punindo por escolhermos errado quando passamos a aceitar que apesar de ser uma escolha nossa e muitas vezes pensada e repensada, não se tem garantias de nada. A gente dá o primeiro passo, mas é lá por cima das nuvens que o restante da história e seu desfecho é escrito. Parece meio contraditório e complexo de entender, mas um belo dia, algo faz um "click" dentro da gente e acende uma luz para esse entendimento. Então a mim, só resta dar o melhor, fazer o melhor e ser o melhor. 

Estou confiante, estou determinada, estou decidida, estou esperançosa e com um misto de bons sentimentos em ebulição dentro de mim. Se não me dá aquele frio na barriga? Claro que dá! A vida é uma montanha-russa, de emoção e de surpresa. A gente só vê lá embaixo depois que se chega lá em cima. E depois que se está lá em cima, a queda passa a não ser mais opcional! Mas estava eu aqui dia desses pensando com os meus botões: o que a gente leva desta vida a não ser nossas experiências em nossa passagem pela terra (claro que aqui falo por mim que acredito até certo ponto numa linha kardecista de vida após a morte) e a vida que se viveu?

A gente passa muito tempo, muita gente a maior parte da vida até, buscando aprovação e aceitação de terceiros que podem nunca vir. As razões são nossas! Então não podemos querer que os outros entendam como vemos com os nossos olhos! Claro, quando temos familiares e amigos queridos e importantes, por não termos o consentimento deles para seguir adiante parece que estamos fazendo alguma coisa errada, um mal presságio, vai dar zica na certa, azar da porra! Ai, dependendo da criação que cada um de nós teve vêm a cabeça logo algumas frases que nos rondam desde o berço como "quem não escuta cuidado, escuta coitado", "eu bem que te avisei". Muitas vezes, não chega a ser explícita a contrariedade, mas solta-se aquela frase "você que sabe, a vida é sua, faz o que você quiser". Batata que quem diz esta frase não está nada satisfeito ou com o que acabou de ouvir ou com o rumo como as coisas estão tomando. Mas até que não está errado no palavreado não! De fato, a vida é nossa e a gente que tem que saber o que fazer dela! Uma pena que muitas pessoas não vejam como vemos as possibilidades, não se enchem de esperanças de que possa dar certo, não tenha otimismo o suficiente para ver o lado bom das coisas mesmo sabendo que podem dar errado, que nos julgam fracas e ingênuas a ponto de desistir na primeira queda, que não nos incentivam pelos seus próprios medos e receios e não conseguem ver que agora pode ser diferente, que não acreditam no nosso potencial e passam a fazer um boicote emocional. 

A vida é de quem se atreve a viver, simples assim! E todos nós estamos cientes que quem se atreve pode ganhar e pode perder, normal! Vamos aprendendo com a vida, com as pessoas e conosco a levantar depois de cair e até a estudar melhor a vitória. Mas quem não vive, não aprende. E quem não aprende, vai deixar a vida passar por medo, insegurança, incerteza. 

Aprendemos também, do modo mais fácil ou do modo mais difícil o autoconhecimento. Pois também só podemos decidir sobre aquilo que conhecemos. Se a gente não se conhece, constantemente viveremos em dúvida e assombrados pelo fantasma de possíveis arrependimentos! Mais uma vez reitero: não é porque tomamos uma decisão com convicção que ela é sinônimo de sucesso! Podemos sim nos arrepender, podemos sim constatar que fizemos a escolha errada e simplesmente agora, não dá mais pra voltar atrás. Mas as chances de acontecer essa grande desilusão são mais remotas e geralmente elas são provocadas a partir de terceiros e não de nós. Vamos quebrar a cara no português claro e dar a volta por cima. E o que não tem como voltar atrás, cria-se um jeito de seguir com...

Aprendi uma coisa à duras penas: devemos prestar contas somente à nós mesmos! E assim, deste modo, somos mais felizes! Já não basta nos julgarmos e nos punirmos, ainda temos que aguentar o mundo nos açoitando? Nananinanão! Chega! De agora em diante vai ser que nem aquela célebre frase que ninguém sabe quem escreveu mas que com certeza é um gênio: "promoção, pague as minhas contas e arque com os meus problemas e ganhe o direito de falar da minha vida!" - Perfeito! É bem por aí! De pitacos a Mega-Sena está cheia! E quantos ganhadores? É mais ou menos assim na vida também. Não estou minimizando a importância da opinião das pessoas e muito menos menosprezando a sabedoria e a experiência e até mesmo o cuidado que elas têm me vir nos advertir, aconselhar. E agradeço sinceramente quando fazem comigo, sinal de que se importam. Mas o peso maior sobre as decisões da minha vida, tem que ser meu! Chega de pautar a parir de outro! O que tem importância é o que eu sinto, o que eu penso e o que eu quero pra minha vida e as pessoas que serão afetadas diretamente pelas minhas ações e escolhas. O resto, chega de ter importância demais para ligar de menos com o que acontece comigo! Só a mim devo explicações porque no final das contas, eu é que tenho que me resolver sozinha (sem ser injusta com quem sempre esteve ao meu lado e se mostrou solidário com os momentos).  

Então, de agora em diante é assim.... viver mais por mim e menos pelos outros. Viverei sim, com eles, o que é totalmente diferente! Como na música do Lulu Santos "... o que eu ganho ou o que eu perco, ninguém precisa saber..." e a cada dia também tô crendo mais naquela máxima, "quanto menos pessoas souberem da sua vida melhor" (não incluindo quem já faz mais que parte dela rs). Não que eu me  baseie muito nessa parada de inveja ou mau olhado, apesar de existirem. Creio que Deus é maior, que ninguém ofusca o brilho de ninguém porque todos têm sua hora de sua lugar ao sol! Mas quanto menos intromissão, mememe, mimimi, pitacos e achismos mil, melhor! Antigamente eu tinha o seguinte conceito: detesto opinião que não pedi, intromissão na minha vida e achismo de gente que acha que sabe mais de mim do que eu mesma! Com o passar dos anos, isso acabou se perdendo, por motivos mil, mas nunca saiu de dentro de mim. E agora resolvi resgatá-lo! Lógico não usado com grosseria e nem como fora e patada. Não posso ser soberba também a ponto de achar que sei tudo e foda-se o resto. Mas não dar mais importância a qualquer coisa que se falem, que se façam, porque só quem se dói, quem se remoei, que se martiriza sou eu, eles são #vidaquesegue. E de hoje em diante, pra mim também será assim. Não serei blindada contra dor e tristeza e afins, e nem ser a mulher maravilha fodona que lida com tudo na boa. Só vou passar a dar mais visibilidade para mim, cuidar mais de mim, fazer mais por mim e me importar mais comigo em primeiro lugar e sem neuras, sem culpas, sem achar que estou desmerecendo ou sendo ingrata por isso. A vida não para! E a minha felicidade não pode mais esperar... ns vão amar, outros nem tantos, outros odiar, mas quem saber? Paciência! Aceita que é mais fácil!

Vivemos em um mundo onde somos julgados por tudo, até por tentar ser feliz.







Nenhum comentário: