27 de outubro de 2015

Depende do ponto de vista ser bom ou mau


Algo ou alguém ser bom ou mau depende não só da consciência e das ações de cada um como da concepção do que o outro subentende por isso. Não sou perfeita! Tenho defeitos, erros, faltas... mas também tenho qualidades, acertos e presentes meus valores, minha índole, meu caráter, minha moral que considero, apesar dos pesares de serem do bem ou ao menos possuir a intenção de ser.

Não tenho eu como pesar se meu lado bom equivale ao mal ou em que escala qual é maior. Só sei que ninguém é 100% bom ou mau. E muitas vezes ser mais um ou outro em determinadas situações vai depender não apenas da vontade de cada um ser x ou y, às vezes são puramente consequências, e na maioria das vezes, das ações dos outros também. Por mais que a gente queira ser bom e ter bons sentimentos e ações independente do que nos aconteça, somos humanos, muitas vezes não controlamos aquele pensamento ruim ou aquela palavra mal dita, mesmo que momentaneamente, da boca pra fora, ou quando algo ruim nos domina mesmo que provisoriamente até nos acharmos novamente em nós. Mas eu sei que esses momentos não definem alguém. Não definem suas reais intenções. Não definem seus sentimentos genuínos.

E trabalha-se às vezes a vida inteira para nos doutrinar a ser e dar o nosso melhor, fazer a nossa parte, acreditar que mesmo o que de ruim nos acontece faz parte para nosso aprendizado, crescimento e para que outras coisas boas cheguem, aceitar que tudo é como deve ser... Então, definitivamente, ouvir pura e secamente que você não é uma pessoa "legal" e essa palavra não ter meramente o significado de uma pessoa agradável, não é "legal", não caiu bem, não desceu bem, não agradou, deu aquela magoada e chateada bem mais que eu gostaria de sentir com um mero comentário. Mesmo sabendo também que quem desferiu tal palavra não é uma pessoa de grande moral para falar de mim ou de qualquer pessoa que seja. Mesmo assim, algumas palavras nos atinge mais do que gostaríamos, nos faz questionar, nos penitenciar, procurar respostas para perguntas que nem sequer foram feitas. Parece que faz balançar aquela sólida certeza sobre nós.

É eu sou assim, me deixo abalar facilmente às vezes em contrapartida que consigo ser dura na queda no meio de uma tempestade. Contraditória e passional, cheia de questionamentos e manias, com medos tolos e coragens absurdas, prazer eu. E assim uso a madrugada como minha cia para me indagar, tentar entender algo que acho nunca conseguirei: a cabeça e o coração alheio. Muito mal entendo o meu! Já vai dando a minha hora e a sensação de mal estar diminui, vou conseguindo não dar tanta importância assim, embora saiba que isso ainda vai me incomodar e ruminar aqui dentro um tico mais...

Nenhum comentário: