26 de maio de 2010

Pura sacanagem...

Desta vez, nem os bichinhos escaparam de serem os laranjas da vez para desvio de dinheiro e fraude da ONG SUÍPA. Esta semana o Ministério Público vai apurar estas denúncias e ainda a de maus tratos aos animais que, segundo os diretores da instituição, dizia ajudar, cuidar e providenciar tudo o que fosse necessário para um novo lar e uma vida boa a estes animais já tão sofridos!

Como sou apaixonada por animais e principalmente cachorros, fiquei arrasada com a notícia! Bom, na verdade já esperava que algo do tipo pudesse vir a acontecer. Confesso, desde que um dia ainda na faculdade fiz um trabalho ligado à ONG, deixei de ser crédula nas boas ações desprovidas de interesses particulares ligados a estas instituições não governamentais. Há sempre algum tipo de falcatrua por detrás da pele de cordeiro de alguém querendo fazer a diferença, ai ai... Foi assim com a LBV (Legião da Boa Vontade) onde o dinheiro que era enviado por nós colaboradores para ajudar o futuro de crianças doentes era revestido para aumentar o patrimônio dos diretores da ONG. Depois de a mídia passar infinitas matérias mostrando as mansões, os carros importados e os extratos bancários dos milhões em contas internacionais, me senti uma idiota. Eu colaborava todo o mês, assim como minha mãe e minha vó. E muitas pessoas que eu conhecia e que se sensibilizavam com os casos contados das crianças. Depois disto, passei a ficar descrente. E isto é muito ruim! Porque, tudo que acontece na sua vida, você duvida. Questionar, quanto às ações, quanto às circunstâncias é bom, mas ser incrédulo, não é não. Você começa a perceber que passa a ver somente “o lado ruim da história”! Não podemos generalizar, sei bem disto. Nem todo menino de rua é pivete. Nem toda pessoa que pede dinheiro é para comprar drogas e nem todas as instituições filantrópicas são feitas de falcatruas. Mas infelizmente, aqueles que possuem boas intenções são esmagados e prejudicados por aqueles que só querem se aproveitar da fé e da boa vontade das pessoas. Aí acabamos que instintivamente igualando na balança os bons e os ruins. Acaba entrando um pouco no assunto de ontem, o tal do preconceito que todos nós temos com alguma coisa. É que por sermos embromadas, acabamos fazendo um senso comum das coisas.

Agora, novamente me sinto “traída”. E vou parar de pagar a quantia de contribuição que eu depositava todo mês. Com relação a animais, sou muito coração mole! Acredito que eles nos deem respeito, amor incondicional, carinho, afeto e cuidado. Sem cobrar nada em troca. E, algumas pessoas insistem em maltratar estes bichinhos. Em bater, deixar sem comida ou água ou pior, abandonar só porque está doente ou dá muito trabalho. Fico indignada com estas coisas. Neste sentido, penso que nem com pessoas que tem trocentos filhos e os deixam largados por aí nas ruas, passando necessidades, sem ter o básico para sua saúde, educação e amor. Se não queria, pra que ter? Com os animais a regra é a mesma. Se não quer ter trabalho, por que pega? Deixa pra quem realmente vai poder fazer algo de bom por eles, que gostam de verdade dos animais, que vão cuidar e amar.

Junto com a minha decepção e com a tristeza pelo descaso e a ignorância com os animais, deixo um texto que consegui na internet falando deles. Não sei quem é o autor. Só sei que me comoveu demais e até hoje choro quando leio:


Pedidos de um cão para o seu dono:


1 - Minha vida dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você significa um grande sofrimento para mim. Pense muito nisso, antes de me adotar.


2 - Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também precisa me ajudar a desenvolver bons hábitos.


3 - Deposite o seu carinho em mim, pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso, mais do que ninguém.


4 - Nunca guarde rancor de mim. Se eu aprontar alguma, não me bata e não me prenda de castigo. Você tem outros amigos além de mim, tem o seu trabalho, seu lazer, mas eu só tenho você.


5 - Converse comigo. Eu não entendo todas as suas palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só pra mim.


6 - Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Eu jamais esqueço.


7 - Quando for me bater, lembre que eu poderia facilmente quebrar os ossos da mão que me machuca, mas que eu não reajo por respeito.


8 - Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente, imagine que talvez a minha alimentação não esteja me fazendo bem, ou que tenha estado muito exposto ao sol ou que meu coração já esteja ficando cansado e fraco.


9 - Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um filhote. Você também envelhecerá.



10 - Quando chegar meu último e mais difícil momento, fique comigo. Não diga "não posso ver isso". Com sua presença tudo ficará mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida deveria compensar este momento de dor.

Nenhum comentário: