28 de maio de 2010

Cartões fidelidade: tudo pelo cliente!

O avanço da tecnologia, a criação de um novo produto a cada dia aliado ao surgimento de uma grande quantidade de lojas espalhadas pelas ruas da cidade e dentro dos shoppings tem feito com que as tendências do mercado com relação aos consumidores se modifiquem e se atualizem constantemente. As estratégias para atrair clientes e que estes se tornem consumidores fiéis à marca e/ou produto tem sido uma disputa acirrada. Para tal, muitos recursos são utilizados. Desde o telemarketing de pré-venda, para o cliente conhecer o que vai ser adquirido, o pós venda, para saber quanto à satisfação e eficiência do produto ou serviço, e até serviços exclusivos das empresas para agraciar o cliente. É comum também dar bônus e brindes aos clientes para que satisfeitos (ou não) continuem com a empresa. Este termômetro serve tanto para a empresa saber como ela está se saindo no mercado, como para conhecer qual é o tipo de consumo e entender os desejos que as pessoas estão tendo hoje em dia com relação à consumo. O que podemos ver com frequência é uma fidelização do cliente, coisa que ocorre de maneira que a empresa, ao vender seu negócio ou produto, vende junto uma gama de serviços que o consumidor poderá fazer uso dele para sua total comodidade e conforto. Desta forma também, as empresas aproveitam para gerar uma credibilidade junto aos seus compradores, já que se mostram tão preocupadas com seu público consumidor. O mais utilizado hoje é o serviço de motorista que as empresas de seguro de veículo estão oferecendo aos clientes que saem de carro, mas bebem um pouco e, em decorrência da Lei Seca, não podem voltar dirigindo. Aí, é só ligar e solicitar, que em 10 minutos estará um motorista diante de você levando seu carro e a ti em segurança para casa. E sem pagar nada a mais por isto. Quer dizer, existe uma quantidade de solicitações que são gratuitas. Senão, coitados dos motoristas....

Ta certo, quantidade não é sinônimo de qualidade. Mas, venhamos e convenhamos: hoje em dia, está muito melhor a questão do “leve 3 e pague 1 dos serviços e produtos em geral. Mesmo que este “de graça” não saia tão de graça assim e nós tenhamos que desembolsar uma taxa tida como, simbólica. Vou falar da última novidade (e que não é mais tão novidade assim) dos cartões de fidelização. Vamos dizer que é a moda do momento. Pronto! Toda empresa hoje que se preze e quer galgar seu espaço no mercado, faz uso dos cartões de fidelização para seus clientes. De perfumarias, à livrarias, passando por vestuário, lojas de automóveis, telefonia móvel e acreditem, até farmácia. Como se já não bastassem o estabelecimento que pretende proporcionar maior bem estar e cativar o cliente e os serviços que ela oferece, agora qualquer e toda loja que se preze possui seu “kit fidelidade”.

Não, não é igual a cartão de supermercado ou lojas Marisa, Renner, Riachuelo e C&A, onde os mesmos oferecem apenas a oportunidade de pagamento facilitado de suas compras. Estes cartões de fidelização garantem ao cliente bônus e gratificações em cima de pontos obtidos através das compras realizadas naquele estabelecimento. Eu, virei uma colecionadora destes cartões. Não por gostar não, mas acabo sendo induzida pela velha pergunta: “- Você já possui nosso cartão de fidelidade? É rapidinho de fazer e não custa nada!”. Aí, lá vou eu fazer mais um cartão. Possuo do Boticário, onde já resgatei sabonetes e hidratantes. De livrarias onde já resgatei livro no valor dos pontos em questão. Nesta última semana, fiz uso do mais importante deles para mim: o da Vivo!

Todo mês eu recebi uma cartinha dizendo a que a empresa estava me parabenizando pelo consumo dos serviços e pelos anos de utilização da mesma pontos que mais tarde eu poderia trocar por um aparelho novo de celular. Nunca fui muito de acreditar não. Achava que os pontos me ofereceriam apenas aqueles aparelhinhos xumbregas e que não iriam me atraia em nada, de desing e tecnologia. Mas, recebi há uns dias uma cartinha (mais uma, rs), me dando mais um valor x de pontos e me mostrando os aparelhos que eu tinha deito à troca, caso quisesse. Todos de 3g. uns saiam mais barato, mas o que eu mais gostei, com o meu saldo total, saia de graça. liguei para a operadora para confirmar se a informação era válida mesmo. PI sempre existem as letrinhas minúsculas no final do contrato, rsrs... Mas não, era somente isto sim e, depois da confirmação de alguns dados estava efetuada a troca. Em alguns dias o aparelho chegaria em minha casa prontinho para usar. Era só trocar o chip. Não demorou nem 3 dias. E já estou eu, de aparelho novo em punho. Simples assim!!!

E, por aí, troca daqui, troca daqui. Reclama e ganha bonificação. Faz troca porque está insatisfeito e ganha desconto. A vida de cliente é tão chata! Rsrs. Claro, tudo sem seu lado negro, e aqui, nem vou entrar no mérito das ordem de serviço, das reclamações, quanto à questão de faturas e afins. Vou ficar apenas com o lado bom que já ta ótimo!

Nenhum comentário: