16 de fevereiro de 2012

Abram alas que chegou o Carnaval!



Particularmente, eu amo essa data. Gosto muito da folia que toma conta das pessoas. Embora, acredite que a gente viva eternamente no país do carnaval. Pois são tantas coisas sérias acontecendo e a galera (grande parte) só pensa nos blocos, nos peguetes, nas praias, nas viagens e fica alheia (ou se aliena) de tudo que acontece ao seu redor. Críticas a parte, é bom quando o coração bate no compasso da bateria e sambar até o dia amanhecer é tudo que se quer. São amizades passageiras, vínculos eternos, todo mundo é de todo mundo e no fim das contas, ninguém é de ninguém. Para os casais, também dá pra curtir essa folia histérica. É bom pular junto, beijar ao som do repique da cuíca e do tan tan. Se jogar na areia, correr pro abraço e ser feliz.



Com o passar do ano, acho que vou ficando meio cansada. Não creio que já seja a idade pesando. Mas, do povo que a cada ano que passa desprende a brincar carnaval. Que quer tocar funk no lugar das marchinhas e sambinhas, que bebe por curtição e acaba gerando uma grande confusão. Isso é ruim! essa falta de espírito tem me desanimado muito. O que é para ser uma grande diversão, acaba virando uma prova de resistência pior que as do BBB. E haja paciência com tanto calor, multidão, empurra empurra, gente bêbada e brigona. Cadê a graça? Cadê a diversão? Se ela mudou de nome e agora é isso... com licença, mas eu vou das ruas direto para debaixo dos meus lençóis assistir desfiles na TV. Porque sinceramente, sair de casa para se divertir e se estressar, na minha opinião, melhor nem sair. Não vejo a menor graça nessa "euforia desmedida" que passa dos limites da brincadeira. Simpatia é quase amor, mas desse jeito, não.



E, tem muita gente que se favorece dessa data onde "quase nada é levado à sério" para se tornar outra pessoa. Ou, ser a verdadeira pessoa e não a fake na qual monta o restante do ano. As fantasias servem para mostrar o verdadeiro ser por debaixo dos panos, ou para esconder as verdades. Debaixo das máscaras, donos sem rostos saem para se divertir e se despem de responsabilidades e obrigações, de seriedade e de comprometimento. Só que se esquecem de que o período é curto e passa. Como o carnaval morre na quarta-feira de cinzas, morrem também as bailarinas e os pierrots. A vida se acalma, volta ao normal e segue seu rumo. Mas, nem tudo poderá ser arrumado dentro das gavetas, como a fantasia já gasta. E é isso que venho visto muito: o carnaval ser dado como desculpa para ações impensadas, atos inconsequentes, atitudes insanas. Vamos zoar, vamos brincar, vamos pular e fazer besteira que o carnaval até nos permite isso sim, mas depois, vamos assumir os atos, vamos nos assumir. Enfim... esse ano pra mim o carná pode até ser curtindo alguns blocos, pegando uma praia, e curtindo com os amigos, mas, principalmente aproveitar os dias sem trabalho para descansar. Descansar os pés, a cabeça, o corpo, a alma e a paciência, principalmente, rs. Vou botar uma roupa bem alegre e colorida, porque terei o ano todo para chateações e choramingar pitangas. É tempo de samba, alegria e folia.




Mesmo estando perdendo o brilho em alguns quesitos como bom senso e educação, seja bem vindo carnaval...



PS: achei esse texto por acaso e adorei! Ele quer dizer exatamente, o que é o carnaval para algumas pessoas, rs.

"Custei a compreender que a fantasia
É um troço que o cara tira no carnaval
E usa nos outros dias por toda a vida".

Nenhum comentário: