31 de dezembro de 2014

Para 2015 eu prometo não fazer promessas, prometo não prometer!


Fim de ano é um caso sério, porque dá uma nostalgia louca que me faz viajar por horas relembrando tudo o que aconteceu – de bom e ruim – durante o ano. Eu fico revendo fotos e sorrindo, lembrando e questionando, e é aí que bate uma saudade tão grande e tão forte que chega a doer. Até aquilo que me fez mal me dá saudade por ter se tornado um marco ou talvez por ser apenas mais uma cicatriz e construir uma história.

Eu aproveito esse momento de reflexão para fazer minhas promessas pro próximo ano e, mais do que isso, é nessa hora que faço um balanço geral de tudo aquilo que cumpri e do que deixei de cumprir. Obviamente a balança me acusa, ano após ano, me apontando o grande erro de ter prometido muito mais do que podia cumprir, mais uma vez e de novo.

A verdade é que se a gente nunca sabe como vão ser as coisas amanhã, como adivinhar como serão as coisas durante e/ou após 365 dias? Claro que há uma lista de prioridades, mas o que a gente nunca lembra é que a lista não é fixa, ela muda e muda muito, pelo menos no meu caso. A prioridade de hoje pode não ser a mesma de amanhã e, comprar um carro, por exemplo, cai pro fim da lista de novo. É bastante complexo, mas totalmente compreensível.

Por tudo o que mencionei, decidi simplesmente não prometer nada. Não prometer nada, principalmente, porque todas as promessas que faço são para mim e aquela frase “promessa é dívida” deixa de valer. Não pega nada dever pra mim mesma, meu problema é dever para o outro, sempre foi.
Deixo de prometer, para não abrir novamente a gavetinha das promessas não-cumpridas, ao final do próximo ano e colocar em um mesmo lugar as promessas que fiz há 1 ou 5 anos atrás. “Este ano prometo cuidar da minha saúde e emagrecer” está ao lado do “este ano prometo viajar para o exterior”, eu não vejo mais sentido nisso. Antes tinha, porque traçar as metas, em alguns momentos da vida, é importante para dar foco. Hoje eu sei de tudo o que preciso e quero, até mesmo o que está há um tempo no grupo das não-cumpridas, então não preciso prometer nada pra ninguém, muito menos pra mim mesma. Determinação e força de vontade devem existir sempre em nossas vidas, independente de promessa para motivar.

Sei prometer bem, mas sempre foi mais fácil permanecer do que mudar. Justamente por este motivo, a gaveta das promessas não-cumpridas está tão cheia. Promessas, normalmente, estão ligadas ao verbo MUDAR e aí é que está a dificuldade da coisa. Com tanta coisa pra pensar o tempo todo, com tantas prioridades que ficam mudando de posição entre si e com tantas outras novas prioridades que surgem a cada dia, o verbo mudar é só o verbo mudar, só mais um verbo que a gente mal tem tempo de usar. E a culpa é da vida vira desculpa!

Para este ano eu tenho apenas um plano: VIVER. Viver de verdade, não apenas sobreviver. Não perder tempo planejando as coisas já planejadas e executar, de fato, tudo aquilo que está ainda no papel. Quanto mais a gente espera, mais longe fica e quando a gente deixa de esperar, é que as coisas acontecem.

Dando credibilidade ao que digo, cito uma frase da musa Clarice: “Cansei de pedir. Para que o milagre aconteça é preciso não esperá-lo. Nada mais quero.” Não falei de milagres até aqui, mas vejo o mesmo raciocínio.

Eu, sinceramente, estou mais preocupada em mudar minhas atitudes do que cumprir promessas. Se algo vai mal, eu vou saber o que fazer… não preciso de promessas de final de ano pra isso.

A vida acontece enquanto a gente planeja e eu decidi que vou me preocupar em viver. Vou dar o meu melhor em cima dos meus valores e caráter e viverei da melhor maneira possível o que estiver reservado pra mim!

Viver bem, um dia de cada vez. Fazer a minha parte. Dar o meu melhor e esperar que o mundo, Deus e suas vontades conspirem ao meu favor! Sim, porque por mais que se queira e que se faça, não está nas nossas mãos todas as determinações e pontos finais. Então, seguir batalhando para realizar sonhos, alcançar metas e objetivos. Devagar e sempre a gente chega lá. Nem sempre no tempo que queremos ou estipulamos. E sem frustrações! Uma hora, a nossa estrela brilha. Seguir sempre com fé. Ter perseverança, determinação e força de vontade. E seguir acima de tudo acreditando em mim mesmo. Isso é minha promessa, se puder chamar assim, de ano novo e meu lema de vida, daqui pra frente!

Um ótimo finalzinho de ano e um novo ano MUITO melhor do que este que passou (porque pra mim foi um ano bem pesado). A ideia é sempre andar pra frente, buscando algo a mais e deixando pra trás o que merece ficar no passado.

Vem 2015!!!!!!

Nenhum comentário: