20 de agosto de 2015

Pilares básicos que são mais importantes que o amor numa relação...



Sempre achei no mínimo estranho ter que assinar um contrato em que você declara amor à alguém. E usar um anel que torne esse amor visível e referendado aos olhos dos outros.. Usar uma roupa específica, com uma cor pré-concebida e que representa uma pureza hipócrita, para que o mundo saiba que você resolveu juntar as escovas de dentes. Se é um sonho ou uma realização pessoal, ótimo. Como no meu caso onde sempre foi o sonho do meu marido casar "dentro dos conformes com tudo o que tem direito". Comprei prontamente a ideia dele, mas ela nunca me foi necessária. Curti o momento, as fases até chegar o grande dia, mas acho que uma relação, a durabilidade dela e a qualidade de uma vida à dois vai muito além de um casamento formal ou se juntar. Cada um decide como celebrar o amor, mas há muito mais coisas mais importantes que alianças.


1. Respeito Mútuo:

Há muitas coisas sem as quais um relacionamento não sobrevive por muito tempo. Curiosamente, acho que o amor está longe de ser a principal delas. Não deixar que a intimidade extrapole o limite do respeito é um dos maiores desafios de uma relação a dois.  Respeitar o outro enquanto ser humano é, sem dúvidas, um grande primeiro passo para construir uma vida ao seu lado. 


2. Simplicidade:

Muitos não acreditam, mas o amor não é nada pomposo. Enquanto nos ocupamos em preparar festas, alianças, vestidos brancos, presentes caros e jantares sofisticados à luz de velas há uma vida belíssima dos esperando lá fora. Relacionamentos saudáveis têm nos momentos mais simples os mais inesquecíveis. Casais bem resolvidos não precisam de cruzeiros, reservas em restaurantes e grandes comemorações. Embora isso tudo seja bom, não pode ser imprescindível! Consegue-se celebrar o amor nos mares do Caribe ou no bar da esquina. São felizes em Paris ou na cama assistindo a Netflix. O amor é simples como a vida.


3. Companheirismo: 

Conheço muitos casais que usam alianças imensas, colocam foto um do outro na capa do facebook e não se cuidam reciprocamente. O companheirismo não precisa de demonstrações ou atestados.  O cuidado mútuo está presente nas pequenas coisas como em verificar se ele precisa de alguma ajuda com as tarefas domésticas ou oferecer ajuda se ela fica sem grana no final do mês.


4. Bom-humor:

Acredito piamente que uma pitada de bom-humor é capaz de salvar vidas. Dê um bom dia bem humorado ao motorista e ele lhe será solícito. Seja cordial com uma atendente e ela lhe ajudará sem nenhum interesse - pura e simplesmente porque o bom humor é um facilitador. Nas relações a dois ele é igualmente indispensável. Por mais que um tenha mau-humor matinal ou por ter ficado horas no trânsito ou seu time de futebol tenha perdido, é preciso encarar os estresses da vida conjugal com leveza. Um sorriso não custa nada e pode mudar o dia de quem você amam.


5. Sinceridade:

Pequenas mentiras são capazes de ceifar até mesmo os grandes amores. Principalmente porque na primeira briga, todas elas vêm à tona juntas. Em relações de longa data são facilmente decifráveis porque não dá para mentir para quem te conhece bem. A hipocrisia é o câncer das relações modernas. É preciso dizer que ele sente desejo por outras mulheres e que talvez ela precise de um regime. A sinceridade nas coisas simples gera uma confiança tão incondicional que nos faz capazes de acreditar até nas verdade menos críveis.


6. Jogo de Cintura:

Quem te disse que a vida a dois é fácil te contou uma mentira deslavada. Não é. É preciso aceitar diferenças, burlar as prendas do tal destino, desviar-se das tentações e, de quebra, cuidar de cada detalhe da relação. Não dá pra levar tudo à ferro e fogo. Relacionar-se a dois, aliás, relacionar-se com quem for, é, basicamente, não deixar a peteca cair.


7. Liberdade:

Foi-se o tempo em que relações amorosas eram prisões sem grade. A confiança é um pré-requisito para que se tenha um amor tranquilo com gosto de fruta madura. E isso incluir deixar ele sair para beber com os amigos ou deixá-la cuidar da própria vida como bem entender, mesmo que isso signifique gastar todo o dinheiro "extra" em bolsas. Liberdade transcende em deixar o outro sair sozinho e se sentir com autoridade para tomar decisões. Significa também que nada te dará o direito de influenciar nas decisões pessoais do seu parceiros, sejam elas quais forem.


8. Compreensão:

Pequenas irritações cotidianas deve ser as maiores causadoras de divórcios ao redor do mundo (por mais que muita gente diga que foi por causa de ciúmes, incompatibilidade de gênios ou de objetivos de vida). Nunca subestime o poder de uma toalha molhada em cima da cama, da tampa do vaso levantada, de louça na pia ou de roupas sujas fora do cesto. Isso irrita, cansa e desgasta a relação. No entanto, ninguém está a salvo de pequenos defeitos, e só a boa e velha compreensão é um bom antídoto para isso. Compreenda as meias dele jogadas pelo chão do quarto e ele compreenderá seus cabelos no ralo do banheiro. É assim, e só assim, que a vida a dois segue. 


9. Sonhos em Comum:

Não dá pra caminhar de mãos dadas em estradas opostas. É preciso ser franco, e, de preferência, a tempo sobre os planos de cada um. Você quer ter filhos e ele não. Ele quer ter um animalzinho e ela não. E assim sobre se casam, viajam, compram um carro, onde vão morar e por aí vai. Se você deseja vender artesanato na praia, provavelmente não conseguirá dividir uma vida com quem deseja administrar uma grande empresa. O amor tem questões práticas e nada românticas como os objetivos de vida incomuns, as finanças que não equivalem, e que eventualmente precisam ser consideradas.


10. Independência:

Por fim e não menos importante, não mesmo!, a independência é mais imprescindível numa relação do que qualquer contrato assinado. Ter seus próprios amigos, seus próprios projetos, seu próprio tempo só pra você. Eventualmente planos diferentes no final de semana ou atividades que não façam juntos além de ajudar a dar saudade do companheiro(a), mesmo que ele(a) durma com você há anos, ainda faz com que você não esqueça de que antes de compor uma relação você é um ser humano ímpar. 




"Parece que as pessoas desistem fácil demais, 
querem relacionamentos perfeitos, 
mas se esquecem de construí-los e mantê-los dia após dia!"





Nenhum comentário: