23 de julho de 2009

A porca torceu o rabicó e fez atchim!!!!!!

“ - Se correr o bandido pega, se ficar... olha o porco aí minha genteeeeeeee!!!!!!”. Ouço isto às 8h da manhã por um amigo sacana do trabalho após ouvirmos mais uma notícia de que há mais um óbito comprovado de gripe suína no país. Tá, tudo bem, o problema é preocupante e a sociedade está apavorada. As autoridades já provaram mais uma vez que não têm estrutura para lidar com epidemias de grandes proporções, ainda mais mundial. O caso foi tratado como “não é para tanto no começo” e agora já são 29 mortes no país nos estados do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Mas gente... pânico não vai adiantar. E nós, brasileiros já somos apavorados por natureza.

Há semanas não se fala em outra coisa nos jornais, dos cuidados que a população deve ter para não ajudar a proliferar a doença. Mas infelizmente, mesmo com muitos meios de comunicação falando sobre, ainda falta intensificação de divulgação de informação para a população mais baixa. Em comunidades carentes. Falta número de médicos nos postos de saúde, nas clínicas, nos hospitais capacitados para lidar com o vírus H1N1. Faltam laboratórios que agilizem os pedidos de exames para pacientes com suspeitas da doença. E o principal: o remédio, né minha gente? E calma! Só agora é que o RS vai ganhar kits de socorros contra a doença. Depois os demais estados. À passos lentos...

Se o caso já se alastrou em proporções gigantescas mundiais, porque não divulgar logo o antídoto mesmo diante de apenas suspeitas, se o paciente apresentar um histórico dos sintomas da doença. Mas não! Espera-se até o último minuto, até não dar mais tempo. E a culpa, pra variar, ainda é do pobre coitado ou coitada que morre. Porque apesar dos avisos, saiu de casa, pegou condução, foi trabalhar, namorou, se encontrou com amigos, porque andou onde não devia, porque viajou antes sem nem sequer saber que isto acontecia e etc e tal. Tudo bem que tem gente que procura e vai se enfiar justamente onde estão os maiores focos da doença agora, sem necessidade. Resolve viajar para o país sede da gripe só para aproveitar a promoção das agências. Coisa sem noção! Mas a maioria vai andar por aí dentro de uma bolha de plástico? Realiza?

Como a maioria da população do Rio de Janeiro, apesar de possuir um veículo familiar, vou para o trabalho de transporte coletivo e ando no trem. Se começar o tal co cof cof pronto, já é motivo de olhares tortos, passinhos para os lados, trocas de lugares. A dúvida é tanta e o medo já tomou conta que ao mínimo sinal de espirro, tosse, dor de qualquer coisa a corrida para o médico é disparada e mesmo com o atestado de que não é nada demais a sensação de pânico não passa!

Pelo menos por esta tempestuosa crise de saúde o Brasil não ficou atrás, já que sempre sai perdendo em tudo pelo rótulo de terceiro mundo. Aqui pelo menos funciona um dos centros de referência mundial da área. Mas falta nossos secretários e ministros pararem de colocar suas carinhas sem vergonhas na frente das TVs dizendo o discurso de sempre, que estão fazendo todo o possível, que a população deve se controlar, que não há motivos para pânico, que a situação está sob controle, que nada disto é verdade! Do alto da posição deles falar isto é fácil. Difícil e convencer a nós depois de ver o caos que se instaurou no país.

Brasil: país do samba, futebol, assalto a mão armada e gripe suína! Porém, como nada na cidade do carnaval passa despercebido, e carioca já nem gosta de fazer uma piadinha, hoje de manhã na minha primeira tossida, já ouvi a graça: tomara que não ronque! (risos). Na inocência e com sono, perguntei, por que? E, quando já me arrependendo da pergunta, ouvi a resposta: “Se matar é gripe de porco, se deixar de cama é virose. Brasileiro tá acostumado... vamo que vamo!”

Beijos!!! E para tds meios gripadinhos, melhoras!!! rs

Um comentário:

Talita Corrêa disse...

Quando alguém tosse no metrô eu dou risada das caras apavoradas que vejo a minha volta... rs. É comico!!!

Agora, triste é ver a quantidade de mortes... o descaso que estava sendo feito no começo dessa epidemia... o lixo que os representantes do Brasil são.

Triste, triste, triste! E cada dia que passa agradeço mais por ter um bom plano de saúde. Porque depender do "SUS" ng merece.

Tb gostei daqui e obrigada pela visita!

Bjos.