21 de novembro de 2012

Até o tempo precisa de tempo para agir...


Estar em um relacionamento sério vai muito além do que assumir alguém como namorado/noivo/marido. Estar em um relacionamento sério requer um sentimento que nos faça ter vontade de ter compromisso com o outro: compromisso de ser fiel, compromisso de superar as crises, compromisso de não abandonar o outro no incêndio, compromisso de estar junto na saúde e na doença , compromisso de perdoar, compromisso de não magoar, compromisso de estender a mão, compromisso de ter gratidão, compromisso de caminhar ao lado na vida e nos sonhos. Compromisso de construir juntos. Tem quem ame e não queira ter compromisso. Ter o amor e o compromisso , ou apenas um dos dois, é uma escolha pessoal e intransferível, que podemos fazer em diversos momentos da nossa vida, várias vezes ou para sempre.




Ah, o amor e as suas consequências. Quantas pessoas felizes e infelizes por conta dele. Por conta de suas atitudes, suas posturas, o que não fez ou o que não disse. O que deixou pra lá, pra amanhã, pra depois e nunca mais terá a chance de fazer de novo. O amor é uma dádiva. Não pra todo mundo e não o tempo todo. Achar o amor certo é uma tarefa mais difícil do que parece. E para achar esse tão sonhado amor, é necessário que estejamos preparados para recebê-lo. Receber, e vivê-lo. Muita gente o tem mas não sabe usufruir o melhor dele. Muito menos se dá conta, de repente, que tem essa joia nas mãos. Quem sou eu para me atrever a devanear sobre o sentimento alheio. Quem sou eu para me atrever a apontar os certos e os errados dos relacionamentos. Quem sou eu para questionar as razões de agir assim e agir assado. Quem sou eu para levantar comparações... Eu sou apenas uma pessoa que apanhou muito da vida, insistindo em relacionamentos errados e eu que me forçava a acreditar que eram certos. Sou uma pessoa que acreditou nas pessoas erradas e dispensou as pessoas certas. Que tive muitos momentos de felicidade, mas outros de pura tristeza e sofrimento. Tive que aprender com as caídas, com o amargo e duro gosto de estar no chão e tentar achar apoio para se levantar e não encontrar. Já chorei por horas a fio nas madrugadas da vida e no dia seguinte, ao me perguntarem, eu respondia com um sorriso forçado: "tô bem... tranquilo!". Tranquilo nada! Mascarar o que se sente é a pior coisa do mundo. É renegar a si mesmo por vergonha, por medo de se mostrar, de admitir. Agir assim em nada muda a situação, mas muda a maneira como podemos encará-la. Não nos afastar de quem de fato gosta da gente é imprescindível. Sim, seremos chatos e taxativos muitas vezes. Bateremos na mesma tecla e vamos revisar o acontecido mil vezes, pior que detetive de policia. Mas quem nos ama de verdade terá paciência e saberá não só compreender como aconselhar, acolher e apoiar. Não adianta querermos aprender na marra. Não viveremos 1 ano em 1 dia. Talvez e contrário sim. Com o tempo... tudo se ajeita.

Sempre fui impulsiva e avassaladora, sem querer deixar nada para amanhã, nem explicações. E em determinados momentos da vida, me vi obrigada a ter que esperar. Esperar que passasse, esperar que a poeira baixasse, esperar uma resposta, esperar uma solução. Nada disso veio com o raiar do sol. Nada eu consegui pela simples vontade minha. Aguardar é uma dádiva. Feliz daquele que sabe e exercita isso! Dia após dia, fui aprendendo a deixar as coisas acontecerem. A entender que a sabedoria não vem de onde mais esperamos. Que o tempo é fundamental, principalmente para o autoconhecimento. Aprendi que dar valor ao que sempre tivemos é crucial. Aprendi a dar valor a mim. Aprendi que as respostas podem nunca vir, que a solução certa pode nunca existir. Aprendi que a maturidade independe dos anos que se tem, mas do caminho que percorremos. E que só assim, entenderemos que estaremos prontos. Nessa minha longa e nem um pouco fácil jornada, li alguns livros que me disseram muito. E um deles, em especial, retirei esse trecho que tenho para mim como um mantra. Me poupou algumas idas a cadeira da minha terapeuta, mas com a ajuda dela, pude me sentir segura e confiante para seguir em frente sem deixar partes de mim para trás. Colar nem sempre é possível. Às vezes, com a queda, cacos se estilhaçam tornando impossível colar. Mas sempre se pode prosseguir sem determinados pedaços ou substituí-los por outros. Cai e levantei, levantei e cai. O que conta pra mim não foram quantas vezes fui do apogeu à queda. Mas sim a forma como via essa queda e como eu achava o meio para me reerguer. Quando estamos desesperados por uma resposta, não conseguimos enxergar muitas vezes o que está diante de nossos olhos. Não adianta forçar. Haverá uma momento certo para que essa compreensão venha e que tudo se encaixe no seu devido lugar. Não é fácil esperar, nem é fácil conseguir ver. Mas é necessário tentar...

Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu:

Tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de colher a planta;
Tempo de matar, e tempo de sarar;
Tempo de destruir, e tempo de construir;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
Tempo de gemer, e tempo de dançar;
Tempo de atirar pedras, e tempo de ajunta-las;
Tempo de abraçar, e tempo de separar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
Tempo de guardar, e tempo de jogar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de costurar;
Tempo de calar, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
Tempo de guerra, e tempo de paz.

Philip Gulley



Quando postei esse texto para uma amiga que anda passando por uma situação, não almejava que ela simplesmente aceitasse isso, mas que servisse de conforto para a certeza que todos nós sabemos, mas não admitimos: que uma hora, as coisas acontecem. Para uma impaciente como eu, esperar é um martírio! Mas hoje eu já aprendi a esperar as coisas certas no tempo delas. Tudo tem um tempo para acontecer, não adianta antecipar nem atrasar. A minha amiga, que estava na situação periclitante X entendeu na hora. Mas uma outra, que já se desiludiu muito com a vida, com as pessoas e acredito eu que ache que nada mais vai dar certo para ela e vive a espera de dias milagrosos, disse que "é tempo demais para mim". Tentei responder a ela que o tempo de Deus ou não, não caminha de acordo com nossa vontade. E que, passado por determinadas situações na vida, aprendemos mesmo que não quiséssemos a esperar. Alguns compreendem, outros apenas aceitam. fato é que não somos nós os donos do tempo, é o contrário. Ele que nos manda. Ele quem determina e não nós. Dai, ela me vem com a máxima: "mas meu tempo já passou!". Como assim o tempo já passou? Estaria ela falando dos anos de idade ou das oportunidades? Fiquei me questionando... sem saber o que ela quis dizer, arrisquei a dar uma resposta genuinamente redundante. Bati mais uma vez na tecla que a gente a prende a esperar, assim como aprende a aceitar, porque não tem jeito. Ou vivemos num inconformismo eterno ou podemos descer do alto da nossa zona de conforto e resolver nos abrir e fazer um esforço para entender aquilo que vai aquém do que estamos acostumados. Viver de cara amarrada para a vida não dá. Muitos menos inconformada porque as coisas não saíram do nosso jeito, nem no prazo que queremos. Grande parte das nossas vivências serão assim. Então, é mais fácil tentar compreender. O que não quer dizer aceitar, embora em alguns caso não nos reste muita escolhas Tem coisas que estão além do nosso poder de mudanças. Mas, não é por isso que não é certo o que acontece. Tudo tem uma explicação e um porque na vida. na hora certa as respostas surgirão e a tão sonhada sabedoria nascerá. Nenhum tempo já passou. E nada foi em vão. Não tenho hoje, mas posso ter amanhã. Senão o planejado, um inesperado muito melhor. Mas a sabedoria que obtive através da vida é para a minha vida toda. Dei algumas cabeçadas. Surtei um pouco, bati cabeça aqui e ali e reneguei muitas vezes. Mas não teve jeito, aprendi anos e meses em dias. Uma coisa é muito certa: quanto mais a gente tenta fazer por onde, mais nos distanciamos do que de fato queremos, quando não é para ser. É difícil, mas em vez de ter raiva e rancor, e mágoas e ódio, tenta abrir o coração e a mente para o que a vida está nos dizendo e que, por tudo que sentimos e queremos não conseguimos ouvir... Mas uma coisa é certa: independente de ser mais cedo ou mais tarde, todos nós aprenderemos um dia. E isso não é uma escolha. Apenas o modo como resolvemos adquirir esse conhecimento é que é opcional!

E depois de muita burrada, muita cabeçada, muitos erros, 1 acerto: encontrei minha cara metade, escondida sob os erros e as burradas dela também. Assim como eu, procurando nas pessoas erradas a certa que tanto sonhava. Mais uma coisa que comprova que quando menos se espera, acontece. E quando tem que acontecer, quando é para ser, vai ser. Não adianta negar, não adianta fugir, não adianta nada. Nem mesmo tentar se convencer com o velho discurso de quem já se machucou de que "nunca mais...". E graças a Deus que eu me permiti viver, que eu me permiti arriscar, mesmo com medo, mesmo marcada, mesmo com muitas cicatrizes. Elas não podem ser apagadas mas foram suavizadas. Porque nem me lembro mas da dor causada por elas. Nem me lembro mais do antes, antes dele. Porque o amor dele me restaurou. Me curou. Me motivou. Desse amor eu não preciso ter medo porque ele não é destrutivo. Ele não é maligno. Ele não é devastador. 
Uma das melhores coisas da vida é amar e amado ser. Ser cuidada, protegida e compreendida. Ter ao lado alguém que te aceite do jeitinho que você é. Que não critica seus defeitos e enaltece suas qualidades. Alguém que move mundos e fundos pra te fazer feliz. Alguém que faz as maiores palhaçadas do mundo para arrancar um sorriso seu. Que não se cansa em tentar transformar seu bad day num dia melhor. O amor certo é aquele que desperta o seu melhor, que faz você ser melhor. E melhor do que tudo isso junto, só a certeza de que se tivesse que escolher novamente, não êxitar em fazer as mesmas escolhas, mesmo com problemas e dificuldades. Uma das minhas maiores conquistas na vida é ter conseguido o coração do meu grande amor, meu marido Edmar Rodrigues ♥ Minha vida, meu tudo!

Mas se não fosse necessário um tempo para eu entender isso e até mesmo que o amor certo vem no temo certo e que as pessoas têm a sua hora para entrar na vida de outras, que ciclos têm que ser encerrados. Que o amor próprio precisa existir. Entender que a perseverança em insistir no que vale a pena vem da sabedoria com o tempo, talvez nada disso tivesse acontecendo comigo agora. É preciso entender que até o pobre do tempo leva tempo para ajeitar as coisas em seu caminho. Não é de uma hora para outra que as coisas acontecem, é aos poucos! E tendo isso em mente, vou seguindo minha caminhada, meus aprendizados, acumulando vitórias e derrotas, porque para vencer é necessário perder para saber como ganhar! Todo sentimento precisa de tempo, para nascer, crescer, viver e morrer. 

Uma excelente semana...







Nenhum comentário: