13 de março de 2015

A ficção ensina, basta querer aprender - Império, cada um de nós tem o seu!





Família, o maior império de todos. Amor é o laço que os une. Independente do mesmo sangue que corre nas veias e de todas as suas diferenças. É com quem podemos contar nas alegrias e tristezas, nas quedas e nos apogeus. São apoio e crucificação, mas sem nunca abandonar os seus. Pena que muitos só se deem conta disso tarde demais. Amor incondicional apesar de tudo, isso é família! 

Pra mim, foi apenas um dos tópicos que a novela ensinou. Sim porque pra mim as novelas sempre ensinam alguma coisa. Assim como os filmes sempre tem aquela "moral da história". E sempre fica uma reflexão, um aprendizado, algo que nos toca. De bom e de ruim. Há muito tempo as novelas deixaram de ser meramente entretenimento para colocarem suas cenas campanhas sociais, mensagens de conscientização, traz conflitos da vida, discute tabus, aborda questões do cotidiano. Traz para dentro de nossas casas todos os dias a mais dura e real realidade que possamos ter: a vida! E cabe a nós, telespectadores, filtrar, analisar e promover um ensinamento a partir do que é mostrado e de nós, nossos valores.

Ensinou pra mim que há aqueles amores que nunca acabam. Independente da direção que cada um vá. Certos casamentos nunca tem fim. Estarão sempre ligados por algo muito maior, quase que inexplicável, como o do Zé Alfredo e Marta, Beatriz e Claudio.

Mostrou que as pessoas podem se redimir, de seus erros, de seus preconceitos como Enrico, Clara, o próprio Comendador, Marta, Orvilho, Lorraine, Tuane e outros tantos ao longo da novela. Ou não, mas assim é a vida.

Mostrou que principalmente nas dificuldades, na doença e nas perdas é onde estão os verdadeiros amores e amizades. "Todo dia vivo já é um bom motivo para comemorar!".\Como foi o caso de Magnólia e Severo, diagnosticado com Alzheimer.

Mostrou que toda forma de amor é válida, viva a felicidade. E mesmo que não seja aceita por motivos de cada um, que seja respeitada! Como os relacionamentos homossexuais e poligâmicos afetivos. 

Mostrou que uma das maiores covardias da humanidade é fazer algo pela costas. Ser covarde o suficiente pra não olhar nos olhos e viver pro resto da vida carregando o fardo da consequência dos atos. Seja na morte do Comendador, nas falcatruas, mentiras e enganações.

E acima du tudo, mostrou que se vc quer saber o quão rico vc é, procure por coisas que vc tem e que o dinheiro não pode comprar. Por mais afortunado que a pessoa seja, feliz mesmo ela só vai ser encontrando a paz, que o dinheiro não compra. E que todos temos a nossa hora e nela, todos, com dinheiro ou sem, vamos acertas as contas com o cara lá de cima.

Mostrou que tem pessoas que não medem esforços para conseguir o que querem, dinheiro, poder, um grande amor. E, será que no final das contas, compensa?

Mostrou que todos nós temos medo de algo e um ponto fraco, por mais durões que possamos ser e por mais titanium que passemos na casca.

E quanto ao comendador morrer, o que eu pessoalmente não gostei hahaha, achei coerente o final. Até porque a novela inteira ele foi sem caráter, enganou, agiu contra a lei, usou pessoas, foi mesquinho, materialista, achava que podia comprar as pessoas e de fato, algumas tem preço e se vendem fácil. Mas, com as porradas da vida mudou, se redimiu, o que não quer dizer que tenha sido suficiente. Assim como Marta uma interesseira e supérflua dondoca que se viu tendo que ser a rocha, o seio da família. E se render com certa humilhação ao amor que sentia ao aceitar, do jeito que fosse outra mulher que seu marido (ex) amava. Ela fez muito mais por ela e nada por ela. E quando a gente para para ver nas entrelinhas e pensar, refletir e não simplesmente sermos passivos telespectadores, começamos a ver um mundo totalmente diferente. E que, a partir do que descobrimos, pode ser que mudemos algo em nossas vidas, pode ser que nos mudemos.
Não tô criticando, apenas comentando e tentando entender: tem muita gente dizendo que as novelas influenciam negativamente, dão péssimos exemplos, deseducam e etc. Embora eu acredite, por mais que possa estar sendo ingênua, que ninguém mais hoje em dia é tão manipulável assim. Todos, até crianças tem suas próprias opiniões muito bem fundamentadas. É mais fácil crianças e adolescentes aprenderem o errado com exemplos de todos os dias e até dentro de casa. Se fosse comigo, pegaria o conteúdo que eu não concordo para ensinar em cima de meus valores morais e éticos o certo e o errado. E acima de tudo a respeitar! 

Mas, e se as novelas não existissem? Basta ter acesso a qualquer tipo de mídia hoje em dia que se vê cada atrocidade e a grande maioria não é influenciada por novelas, filmes, games e afins. Claro que pode existir. Mas são crimes e violências hediondos derivados muito mais pelo caráter de cada indivíduo e pela vida real que vivem do que pela ficção que assistem. Eu fico mais descrente com a humanidade crescendo nesse meio deturpado, sem valores, decência, descaso e fé que vivemos do que com algumas cenas na televisão e que em sua grande maioria são inspiradas em fatos reais. João Pedro é péssimo exemplo por ter matado o pai. E a Suzana Von Ritcthofen? E que ainda tem espaço e audiência em programa de TV.

O mundo é um péssimo exemplo então, partindo desta premissa. Minha humilde opinião!

Agora voltando a novela, um parabéns especial a muitos bons atores que estiveram nesta novela, mas mais especial à Alexandre Nero e Lilia Cabral que deram todo o tempero e o sabor, passando todo tipo de emoção com diálogos verdadeiros e maravilhosos ou até mesmo no olhar.


 Saudades já!



Nenhum comentário: