4 de março de 2011

Contradição ambiental!!!



Por todos os lados, nos outdoors nas ruas, nos comerciais da TV, nas empresas e nos assuntos da mídia, somos massacrados por mensagens que nos mostram que se não formos ecológicos, sustentáveis e responsáveis, logo em breve seremos excluídos da sociedade conscientizada pela importância de proteger e preservar o meio ambiente. Mas, ainda há uma certa contradição nesse discurto politicamente correto. De quem a culpa ao certo, não sei! Só sei que, ao mesmo tempo em que cobra-se uma solução para a matança das árvores que consequentemente, diminui a produção de oxigênio do planeta, não se fornece uma opção viável e economicamente possível de substituir o papel. Para todos canto que olhamos, dentro da bolsa, nas escolas, nos escritórios, nas ruas, há uma infinidade de papel. Senão voando para todo canto, entulhados em algum lugar. E cadê que essa pilha consegue diminuir. Algumas empresas, pensando na responsabilidade social e na questão da sustentabilidade, ainda colocam nos rodapés dos emails: imprimir apenas o necessário. Mas, ainda assim, há agendas, livros, cadernos, blocos e por aí vai... Tudo bem, existe a linha com papel reciclado, mas é o dobro do preço! Quem vai ser ecologicamente correto desse jeito???? Não tem como!

Outro dia, li uma reportagem no JB que dizia que uma pesquisa verificou que aumentara a venda de livros no Brasil, mas que ao mesmo tempo, a população brasileira cada vez lê menos. Uma bola de neve! E o que isso tem a ver com a sustentabilidade, perguntam vocês. Na minha cabeça tudo, respondo eu! Penso que se o conteúdo dos livros fosse de uma maneira mais interativa e atrativa, tornaria-se mais fácil a aceitação e o hábito da leitura entre jovens e pessoas que não gostam de ler. E, ao mesmo tempo, ainda reduziria a matança de árvores para gerar livros de 200, 300 páginas... Mas já inventaram uma tecnologia que torna isso possível, dirão vocês. Mas, é quanto custa? Pergunto eu. E eu respondo de novo: caro!

Os e-books, I-pads e adjacências não são baratos. Por volta de 1.500 no preço mais camarada e parcelado em 12x sem juros. Não é todo mundo que tem condições de ter acesso a esta inovação tecnológica. Eu mesmo, adoraria muito ter, mas no momento, não é viável. Estaria diminuindo o n° de papel gasto para fazer um livro, a sujeirada em minha casa já que os livros acabam por juntar poeiras e ocasionar alergias rs, e teria mais facilidade para carregar, já que alguns são grandes, grossos e pesados. Não iria melhorar minha leitura porque sou leitora inveterada. Adoro livros, acho charmoso e tenho prazer em folhear as páginas dele. Defendi os jornais e revistas até o fim na minha monografia de facul. A mídia impressa como um todo. Mas, se for melhor para o planeta a convergência impressa para a digital, tô dentro...

Bom, então é isso. Um pequeno raciocínio dentro de um universo complexo rsrsrs...

Bjssssssssssssss

Nenhum comentário: