4 de maio de 2011

"- pára, que eu quero descer!"



É cada coisa que a gente passa... Depois de um dia cansativo de estudos e trab. ainda tenho que ter bom humor e disposição na vollta para casa. Não é que eu seja encrenqueira, mas quero ser tratada com respeito. Está cada vez mais difícil depender de transporte do tipo ônibus. Pois os motoristas têm uma série de atitudes que sinceramente, faz com que pegar um ônibus, por menor que seja a distância, com ou sem pressa, seja uma aventura de 1ª linha!

Primeiro eles andam iguais a uns loucos ensandecidos. Aceleram, freiam, fazem curvas bruscas e se esquecem que estão carregando passageiros e não saco de batatas. A gente fica sacolejando de um lado para o outro à mercê da direção louca deles e na hora de levantar ou descer nos pontos a atenção tem que ser redobrada. Senão, cai mesmo, ou os apressadinhos andam com o ônibus sem nem se preocupar se vc ainda está descendo. O errado são eles, mas eles ainda te xingam... pode?

Agora, segundo a fiscalização, os motoristas não podem mais parar fora dos pontos. Quer dizer, nunca puderam, mas quebrar regras é uma especialidade de brasileiros e nesse caso, em especial dos motoristas. Parar para alguém entrar fora do ponto não pode. Mas parar fora do ponto ou em qualquer lugar para o passageiro descer, pode? Pois é, não deveria poder. Mas pode! Hoje foi um exemplo disso. Ou o motorista estava cego, coisa que eu constatei que não era ou estava com problemas para se entender com o freio e o acelerador nas horas certas. Coisa que eu tb constatei que não era. Logo, concluí que era má vontade, mesmo! Do ponto em que eu tive que correr quase a distância de 1 quarteirão para pegar o ônibus no meu trabalho, em Manguinhos, até o ponto que desço na esquina da minha rua, na Penha, o infeliz não parou em nenhum ponto direito, sequer. Os passageiros davam sinal - e o sinal estava funcionando - gritavam, pediam e ele nada. Se fazia de surdo e ainda parava nos locais mais improváveis possíveis, induzindo o passageiro a ser imprudente: parando do lado esquerdo da pista ou longe da calçada, andavam enquanto os passageiros ainda estavam descendo ou paravam nos cruzamentos, esquinas ou com a porta nos postes de luz. Tá de brincadeira, né?

Já estava revoltada desde quando peguei o ônibus, pois ele não está ali fazendo favor à ninguém. Se está insatisfeito com a profissão, muda. Eu paguei a passagem e quero ter respeito e bom tratamento. Além do mais, na hora do rush, de que adianta a pressa em ñ parar nos pontos para as pessoas subirem ou descerem se ele vai ficar retido nos engarrafamentos mesmo?

Ah, tem horas que a gente cansa apenas de reclamar ou de achar que não adianta de nada não reclamar!Fica aquele bolo na garganta e azeda o restante da sua noite. Nada disso, hj não. Quando dei sinal para descer e ele parou quase no ponto seguinte eu voltei e sentei no banco. Ele, com cara de interrogação, me perguntou: ué, não vai descer? Eu respondi: Ia, no ponto lá atrás, não nesse. Ele, resmungou algo com a trocadora que tb estava conivente com as grosserias e barbaridades dele, pois estava calada, e seguiu seu caminho. Fiz questão de descer no ponto final e fiz uma reclamção formal, por escrito contra o motorista. Relatei as atitudes dele o trajeto todo desde que peguei o ônibus até descer ali e vomitei minha indignação. Por fim, eu perguntei: mas olha só, eu não vim até aqui para essa reclamação ir parar dentro da gaveta não, né? Pq se é um médico, um advogado, um engenheiro ou até mesmo um bancário e lesa alguém ele vai ser cobrado por isso. E o motorista pode fazer o que bem entender, colocando a vida das pessoa em risco pela sua imprudência e fica td bem? E ainda falei td isso com o desgraçado, cretino, filho de uma égua bem ao meu lado, com a cara mais lavado do mundo tipo: estou certo de que nada vai acontecer comigo. Antes de finalizar comigo, o despachante mandou que a dupla - trocadora e motorista - seguissem para mais uma viagem e eu pensando: coitados dos próximos passageiros!

Ainda, na minha reclamação, perguntei ao trocador se era necessário ter que adivinhar em qual ponto o motorista está a fim de parar ou ele era obrigado a parar no ponto onde tem a placa com o n° do ônibus. Óbvio, ele me respondeu que a segunda alternativa. Mas relatei que naquele lugar, na Av. Brasil, as pessoas tem que se manter no meio entre a pista e a baia de ônibus para adivinhar aonde eles vão parar, dar tempo de correr, qdo dá e conseguir entrar no ônibus, antes que o motorista acelere e deixe vc na mão, ou vire a cara e finja que ñ está te vendo. Aproveitando que estava ali, resolvi fazer uma boa ação em prol de meus sobrinhos que estudam em rede pública e reclamam demais dos motoristas que não param para eles por causa da grande quantidade de alunos nos pontos e tb porque demoram a passar tds pela roleta por causa do Rio Card. Perguntei: Não é lei? Não é obrigação? Então as empresas de ônibus insatisfeitas que se juntem e mandem um ofício à Prefeitura reclamando da obrigatoriedade. Solicitem que ela crie ônibus especial apenas para os estudantes e, nessa hora, inclui os idosos como minha segunda boa ação. Pois quando os motoristas veem idosos nos pontos, não param, de propósito! O fiscal adicionou mais estas reclamações às outras minhas. Sem nada mais a dizer, fui embora para casa!

Não sou ingênua. Sei que é muito mais prático não fazer nada do que tomar alguma atitude em relação a isso e que na verdade, necessitaria de um controle mais rígido, coisa que não tem. Além, de uma mudança geral.  Pois normas sempre são quebradas e td é flexível, como costumam dizem. Mas pelo menos, não fui para casa de mau humor, descontar em quem não tem nada a ver com isso. Ou, estraguei o restante da minha noite, azeda com a atitude de alguém e por eu não ter feito nada. Fui na pessoa certa e no lugar certo. Me senti bem melhor. Mesmo sabendo que amanhã, pegarei outro ônibus ou o mesmo e, muito provavelmente, as coisas serão as mesmas. Mas, saberei que a minha parte eu fiz, levei o problema adiante para alguém resolver, mesmo que ilusoriamente, rs.

Um comentário:

motorista wagner disse...

Tente ser motorista de ônibus, e você vai ver o que é aventura...pessoas falando besteias pra nós o tempo todo, se agente anda devagar reclamam, se agente anda rápido reclamam,não é à toa que passageiros de ônibus aqui no Brasil tem o apelido de "bicúias". As pessoas não dão sinal direito...alguns levantam a mão e baixam muito rápido como se a gente tivesse 10 olhos pra ver tudo,puxam a cordinha em cima do ponto,reclamam tudo pra gente como se fossemos dono da empresa...quando a gente atrasa, olham pra gente como se tivessemos parado no camiho pra jogar truco ou tomar uma...o ônibus urbano está sujeito a tudo...assalto, enchente,trânsito,parar demais,quebra do veículo,alguém que pode passar mal no ônibus, acidente...se a gente passa adiantado, reclamam, se chove dentro do ônibus agente que é culpado...não somos mecânicos, nem diretores,nem faxineiros... e nos dirigem a palavra como gerentes do ônibus,as vezes até parece que alguns estão pagando R$500,00 na passagem...como se estivéssemos ali para ouvirmos qualquer coisa e ficarmos quietinhos como cachorrinhos...falam que fazemos muita coisa errada, mas até parece que os passageiros fazem tudo certinho...é dificil ser motorista e cobrador tem que ter muito saco para aguentar tanto problema a dia inteiro... a quanto ao fato de sairmos para outro emprego, é simples, já que está dificil, muito bem, mas se a gente sair, quem vai dirigir os ônibus? Os novos que entrarem vão sentir a mesma coisa...a maioria das empresas em caso de colisâo, cobram tudo da gente, seja R$1000,00 ou R$ 5000,00, e para transportar cana, bois , galinhas,pagam muito mais...está dificil pra nós e ainda querem que agente fique como carneirinhos...que os passageiros precisam de um transporte mais moderno e seguro, sem dúvida, um tratamento adequado, também concordamos, mas o passageiro pecisa de treinamento também(porque quem fala o que quer, ouve o que não quer), além disso as autoridades precisam modificarem todo sistema como salário, carros melhores para dirigir(nossos bancos são horríveis)é necessário muita coisa, a cultura do Brasileiro deve mudar, então essa é uma caixa que ninguém quer abrir...os governos diminuindo os lucros das empresas...tudo isso precisa ser revisto...mas de imediato o que precisa ser feito é apenas as pessoas pararem de ofender a gente, só então poderão nos cobrar melhor atendimento.
(comentário em resposta ao Blogger
"´pára, que eu quero descer" ... conversa carioca)