25 de junho de 2011

Um dia na Serra

Ontem, fui com uns colegas fazer uma visita técnica para a disciplina de Educação Ambiental e Impactos Ambientais, em Friburgo. Óbvio que qualquer saída bem acompanhada é sempre muito boa. Mas, especialmente essa foi maravilhosa!

A diversão começou no caminho. Como ir de busu ia acabar ficando caro, resolvemos rachar com um colega que tinha carro o combustível e os pedágios. Dessa forma, às 08 da manhã lá fomos nós. Tá certo que eu fui cochilando em algumas partes do caminho rs, mas na maioria das vezes brincamos bastante!

Por causa da época e do frio que resolveu fazer há alguns dias, nos precavemos e fomos bem agasalhados. Porém, o sol resolveu enfim dar o ar da sua graça e esquentar um pouquinho o dia. O casaco nem foi necessário.

Primeira parada Queijaria Escola, onde vimos como é feita a produção de queijo. E não é qualquer queijo não, rs. É suíço! Fiquei com água na boca e morrendo de vontade de trazer um para casa, mas, diante de ficar rodando o dia todo de carro, fiquei com medo do queijo virar uma coalhada e causar uma baita dor de barriga em todos aqui. Não, melhor não! rs.

Porém, na contramão, a queijaria escola tb produz chocolates. Tem uma confecção de dar água na boca! Vimos alguns sendo feitos. Mas, o melhor era apreciar nas estantes à venda, rs. Era baratinho e o sabor, uma delícia! Lá, pude comprovar que a novela da Globo "Chocolate com Pimenta" não é só nome fantasia. Existia sim uma mistura de chocolate assim, e era gostosa! Fiquei meio resistente a experimentar logo de cara, porque detesto pimenta, rs. Mas o chocolate dá um tom doce e fica aquela doce meio azedinho, picante, uma delícia. E, como aqui em casa eu tenho dois chocólatras rs, fiz umas comprinhas básicas para deixa todo mundo feliz! E tinha também vinhos, doces caseiros em compotas, biscoitos amanteigados, e fondue. Vontade de levar a loja toda para casa era pouco! haha...

Próxima parada, plantio integrado de morangos. Segundo as más línguas, o melhor da região. É uma produção familiar, bem antiga e, pela conversa com o agricultor responsável, apesar de não possuir estudos, não lhe faltam conhecimento, esperteza e vontade de aprender. Apesar de utilizar a técnica antiga de plantio com agrotóxicos e não se render a produtos orgânicos, trabalha em cima de muita ética e investe cada vez mais no que vê possibilidade de crescimento. Visitamos a plantação, as estufas de morango e enfim eu pude descobrir que morango dá no chão e nasce de mudas, não em parreira como uva, rs. Como a gente só consome o produto pronto na mesa, não tem ideia de como é trabalhoso até ele chegar lá. Foi muito prazeroso e ainda pudemos colher uns moranguinhos do pé para comer. Só não tivemos a brilhante ideia de pedir/comprar uma caixinha para trazer para casa.

Pausa para o almoço.
A profª se encarregou de nos oferecer essa refeição, já que ela mora lá. Esperávamos algo mais simples, mas ela com todo seu carinho nos ofereceu um verdadeiro banquete de rei. Eram tantas as opções de pratos, carnes e saladas que eu me via dentro de um self-service de elite! Fora a sobremesa que eua pudim de leite - hummmmmm - e tchan tchan tchan... morangos! rs Que agora que vimos como é feito, colhido e vendido e depois de nos certificarmos que eles são seguros para consumo mesmo com uso de pesticidas e agrotóxicos, comemos até nos fartar!

Para desgastar o almoço fomos dar uma caminhada pela rua da profª que fica em Vale dos Pinheiros. Um lugar charmosíssimo e que como já diz o nome, é cheio de pinheiros.

Última parada, centro história da cidade. A professora nos deu uma breve aula - de história rs - sobre a colonização da cidade, ou melhor, as várias colonizações e a influência delas nas construções, alimentações, vestuário e estilo de vida. Coisa que facilmente se nota. As pessoas também por causa do frio se arrumam mais com casacos, botas, toucas e luvas à venda em todas as lojas da cidade. Mas, as roupas possuem um glamour diferente de outras cidades. Existe uma certa chiqueza, coisa essa que é muito familiar com a de Petrópolis. Enfim... Ontem foi dia de São João e a praça da cidade se preparava para sediar uma noite de muita música, dança e diversão. Barraquinhas já estavam sendo armadas e as comidas davam água na boca. A cidade seguia seu ritmo normal e aos nossos olhos é bem diferente a realidade lá do que achamos que é daqui. Após as enchentes no final de 2010 e início de 2011, muita coisa ainda está por fazer e a cidade se ergue a passos lentos, até pela falta de verbas para reconstruir do dia para a noite um trabalho que foi feito durante anos. Mas a cidade está longe de estar pacata, sem condições para receber turismo e destruída. Sim, ainda tem seus problemas estruturais, mas está muito bem obrigada, e indo de vento em poupa!

E assim, encerramos o nosso dia, cansados, meio mudos na volta e até cochilando rs, mas deu para ver uma vista linda. Alguns poucos momentos do entardecer que são raros e duram muito pouco! O céu estava numa tom avermelhado com azul escuro. Os coqueiros e árvores refletiam na água em uma sombra quase que sumindo. Uma imagem que gostaria de ter capturado em fotografia, se possível, porque me transmitiu um sentimento inexplicável, mas uma sensação maravilhosa de estar viva, de poder presencia isso... sei lá!

Enfim, e esse foi meu dia!!!!

Que outros como esse venham, vão ser muito bem vindos!


                                  

Nenhum comentário: