6 de setembro de 2012

Montando casa!



Montar a própria casa tem um gostinho completamente diferente! Já dizia o velho ditado:"quem casa quer casa!". E é verdade! A parte da obra não é muito boa não, rs. Mesmo eu que adoro uma obra e adoro trabalhar com obra. Fazer obra morando na casa é muito complicado, pois qualquer coisinha vira um caos! Confesso que nem sempre levei numa boa a bagunça e a sujeira. tem horas que vai irritando pois você se sente uma intrusa perdida em seu próprio ambiente, mas o resultado final compensa.

Confesso que a minha casinha superou minhas expectativas. Achei que fosse ficar boa, mas não tão boa quanto está de fato. É muito gostoso você imaginar e escolher cada cantinho da casa de acordo com seu gosto, como você quer, sem ninguém para se meter a não ser o marido, quando se mete, rs. Nem sempre a tarefa é fácil. Às vezes é meio complicadinho conciliar seus gostos com o que você imagina. na prática, nem sempre o resultado é o que se espera. ter que imaginar como vai ficar sem ter uma noção certa disso é arriscar, mas tem horas que dá certo. 

Gosto muito de misturar tendências e usar aspectos diferentes em ambientes diferentes. para não parecer que é uma coisa só a casa toda, rs. Não sei se os decoradores e arquitetos aprovariam minha obra prima, hahaha, mas o fato é que eu acredito que o lar tem que ser aconchegante para quem vive lá. além de funcional. Não adianta você ter um monte de objetos de decoração se no fim você sofre de falta de espaço para uma recepção com os amigos. Ou usar as cores e móveis da moda e parecer que aquele cantinho é emprestado para você. revistas, dicas e afins estão aí para dar um toque, uma ideia a quem não sabe ao certo como fazer, para conhecer novas técnicas do meio, mas não quer dizer que tem que ser seguindo à risca. A casa tem que ter a cara e o gosto dos donos. Para enfatizar aquela velha frase também: "ah, nada como chegar em casa!". É assim ao menos que eu penso. A casinha pode ser simples, caquética e pra lá de desatualizada de tendências, mas é sua!

E essa certeza que tona gostoso a escolha dos móveis, pisos, luminárias, artigos de decoração, cores, pisos, formas e afins. Primeiro, porque está tudo o olho da cara e não dá pra ficar trocando as coisas como quem troca de roupa. Segundo, é gostoso imaginar a partir das nossas escolhas, como o ambiente vai ficar. Terceiro, tentar entrelaçar gostos. Por exemplo, ele gosta de assistir tv no quarto e ela de ler. Então, que tal arrumar um cantinho da leitura com uma poltrona no quarto à parte da tv? Imaginar o que dá pra fazer e criar em um ambiente. São milhões de possibilidades! E como eu já havia dito antes: tem que ser funcional. Por exemplo, muita gente achou que meu armário mega estava over demais. Mas, para nós, o casal que temos muita coisa à guardar e não queríamos deixar trecos à mostra, funcionou, foi prático e necessário. O que não quer dizer que para outros casais a predileção seria por um armário grande, um piso frio ou um sofá colorido. Ou ao contrário, fazer uma casa prática demais se você se sente mais à vontade com seus enfeites e mimos. Ou montar uma casa pensando apenas em um lado do casal e esquecer do outro! 

Outro ponto importante: não perder o foco e pensar nas prioridades! o mercado da construção civil, decoração e móveis vem se renovando e se reinventando a cada ano. E fica mais difícil com o passar do tempo não ficar na dúvida na hora de escolher diante de tanta coisa legal, original e bonita. Mas isso é um risco a cair no pecado. Principalmente quando é a primeira casa do casal. tendemos a querer comprar tudo de uma vez. A ânsia por deixar tudo pronto, ajeitadinho e novinho é muita. Mas, tem coisas que dá pra esperar e comprar depois, outras são urgentes e imprescindíveis! Eletrodomésticos e móveis são os pecados mais comuns, rs. Experiência própria!

Uma das decisões mais importantes, mais do que a disposição de móveis e a partir dai, portas, janelas, colunas e tal são as cores do ambiente. Não só porque elas vão reger a decoração, mas como ficar atento a certas cores adequadas aos ambientes. Também por experiência própria, pintei uma parde de azul no quarto (cor que eu mais gosto, na onda da moda de uma parede destacada do restante), e que com o passar do tempo, ela foi cansando! Além de ter escolhido uma cor forte que impossibilitava certos tipos de misturas com colchas e cortinas. Dessa  vez, resolvi optar por cores mais neutras e que eu pudesse ousar na decoração. Além de não cansar a vista e o gosto com mais facilidade, rs. sim, fiz algumas inovações ( o que pode ser para uns e não ser para outros), mas aonde resolvi ousar, sei que não terei problemas de enjoar por serem cômodos menos usados "entre aspas". 

O ponto de partida da obra é estabelecer um orçamento x, mesmo sabendo que ele pode virar y. Pois a estimativa inicial nunca termina a mesma. primeira pelos imprevistos, depois por algumas ideias que surgem no caminho. Mas, ter um valor para pesquisar e orçar em cima é fundamental. Pode parecer besteira, mas se economizar 1,00 em tomadas, no final de sua casa tem 30 tomadas, terá 30,00 para investir em outra coisa da obra. Não é mesquinharia, mas tem acessórios que fogem da realidade, rs. O preço é exorbitante em comparação a um similar, porém de qualidade que vai proporcionar o mesmo visual; a variação de preços em casas de material é muito grande, assim como todo o resto. Em 1m² pode-se ter até 5 preços diferentes para o mesmo produto. É ter calma nessa hora, paciência e espantar a preguiça porque bater pernas é fundamental!

Enfim, vivendo e aprendendo. Cada obra é uma obra e tem um gosto diferente para seus usuários. Para nós é a realização de um objetivo. a prova realizada de um sonho, de um desejo. Foi cansativo conviver com a obra e desgastante pensar e trabalhar nela. O passo a passo, esmiuçar as prioridades... Mas quando se vê o resultado final. As paredes ganhando cores, o ambiente vida. O que era poeira e sujeira móveis. É uma história que começa a ser escrita entre 4 paredes! Um dia não ter nada e dali a outros ter sua casinha tanto idealizada, sonhada, desejada não preço. Para todo o resto, existe Visa, Mastercard e empréstimos bancários. Mas lembre-se, apesar dos deslumbres e da vontade, use com moderação, rs.




Nenhum comentário: