18 de janeiro de 2015

Pena de morte: cumprimento da lei ou abuso de autoridade?


Sobre o caso do brasileiro e da pena de morte, não vou entrar no mérito se é certo ou errado. Acho que cada um já tem muito bem fundamentado pra si se apoia ou não, dentro de suas crenças e valores esse tipo de punição. Mas acho que cabe à parte, uma reflexão não só de um país intransigente, inflexível, rígido (e quantos mais adjetivos couber), mas de um lugar onde as leis existem e se fazem cumprir. Não são corruptíveis, quebradas, distorcidas, utilizadas de acordo com interesses políticos, sociais e financeiros do "fora da lei". Depois que você está do outro lado da linha e vê que não pode subornar policiais, juízes, sistema penitenciário pra se safar, apelar pro auxilio da milícia e das facções criminosas fica fácil se arrepender. 

O problema é que lá não é bagunça, a justiça não é falha, as leis não têm barriga e as pessoas não se valem do jeitinho brasileiro e nem contam com os corruptos pra se safar. Condenação com pena de morte, se é muito ou pouco para o delito do brasileiro, que diga-se de passagem não era santo e sabia bem o que fazia e sem ser obrigado a isso, também não vou entrar no mérito. Mas, apesar da comoção de alguns e da satisfação de outros, certo é que se o Brasil tive tido lá em seus primórdios ações extremadas (?) de repente, a coisa não estaria desse jeito. Se tivéssemos tido mais exemplos do que não fazer para não acabar daquele jeito, a coisa não teria saido do controle. Neste país da impunidade onde a violência, os crimes e toda a organização criminosa de vertentes mil colocam o dedo na nossa cara ditando regras e tirando sarro da nossa cara de impotentes. 

Em tempo, eu sou à favor da pena de morte sim. Principalmente aqui no Brasil onde não temos reabilitados criminosos em escala crescente e sim reincidentes, cada vez mais novos, cada vez mais cruéis, cada vez piorando em mil a cada prisão seu índice de maldade. Mas sim, tenho pena, dó e tristeza destas mães, onde a maioria foi ao inferno fazer pacto com o diabo se preciso fosse para livrar seu filho dessa vida bandida, mas acabou perdendo pras drogas, pro tráfico, pro crime. 


Nenhum comentário: