22 de dezembro de 2010

Faca na Caveira...

Ontem, o Profissão repórter fez uma matéria com o BOPE, o treinamento, o dia-a-dia e as dificuldades de quem faz parte deste batalhão. E ainda, a conduta desta corporação que tem sido cada vez mais requisitada em operações em favelas, no Rio. Acontece que como toda história tem dois lados, todo lugar tem gente boa e gente que não presta. E estas laranjas podres acabam estragando a reputação das boas que estão no cesto. É o que vem acontecendo cotidianamente, com as reclamações de moradores sobre policiais do BOPE que invadem as casas deles, maltratam os moradores, depredam os bens e agem ilicitamente, de acordo com as práticas pregadas pela polícia: Servir e Proteger!


É, infelizmente este relatos não são poucos. E fica uma briga de empurra para ver em quem vai parar a culpa da vez. Se no bandido, que já explorava e maltratava o cidadão da favela. Se na polícia, que sempre entra atirando e acaba matando inocente. Nem sempre as coisas são o que parece ser. Nem sempre a polícia é a certa e bandido é o errado. As coisas não teriam chegado ao ponto que que chegaram, se na minha opinião, polícia sempre tivesse sido polícia e não se corrompesse para a milícia. Fazendo isto, está se tornando tão cruel e errada quanto um bandido ou um traficante local, que a polícia é paga para agir contra. Além de perder a moral com esta história de corrupção e ficar desmoralizada, a polícia acaba por ter a revolta dos moradores de favelas quando há uma operação lá e todos em seu interior são tratados como bandidos ou acusados de ter associação com o tráfico.


Tenho amigos que moram em comunidades carentes, e frequentando a casa deles, conheci tantas outras pessoas, que se encaixam nas frases populares: trabalhador, honesto, gente de família, que construiu a casa com o dinheiro suado de cada dia e não sai dali porque não tem para onde ir. Pode parecer frase feita, mas é verdade. Famílias inteiras que vivem à mercê de bandidos, de seus mandos e desmandos, agora temem a represália da polícia quando esta invade a comunidade. E o depoimento do menino que fora torturado por integrantes do BOPE por acharem que por ele ter cabelo pintado era figura suspeita de ter ligação com o tráfico, foi sensibilizador. Ele repetiu as mesmas frases que muitas vezes corre às mídias quando há mortes em confrontos no Rio entre polícia X bandidos. A polícia matou um inocente! Alguns ficam com o pé atrás e dizem: "Ah, morador defende os bandidos porque tem medo deles". Mas quando conseguem quebrar a barreira do medo e falar algo de ruim das autoridades competentes do país, o que fazemos nós? Julgamos mentira! E baseado em que? Na boa índole dos polícias de hoje em dia? Balela!!! Abaixo a PM. Berço da corrupção do Brasil. Como não se pode dar cabo do sistema da polícia inteira... Já estava de bom tamanho. É claro que as cabeças da parada são sempre os cargos mais altos. Porém, se ñ/ao tiver quem executar as ordens, a coisa pára de funcionar! Tropa de Elite 1 e 2. O melhor filme do ano, na minha opinião. Pois nunca vimos tão claramente os podres por trás das autoridades que regem o nosso país. Neste momento, compartilho do sentimento de decepção com a farda, a polícia e a profissão com o Capitão Nascimento. Nossa Secretaria de Segurança Pública é uma piada!


Aí, revolta ver que um grupo ou ações isoladas de policiais irresponsáveis e que não honram a farda que vestem, acabam por comprometer todo o trabalho de um batalhão como foi a operação da Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão. Os moradores apoiando a força polial, dando informações, aplaudindo, implorando o Exército nas ruas. Mancha, denigre e expõe o bons policiais à julgamentos, à críticas, à dúvidas! O problema é que bandido hoje veste farda, usa armamento de guerra, tem carteira militar. E aí, fica difícil acreditar que a polícia está do lado da população amedrontada com tanta violência e não se aproveitar dela. Mas quem sabe, com a vontade do povo e dos policiais certinhos, como um corpo estranho que invade o organismo, estes maus elementos não sejam expulsos da corporação e tenham o mesmo tratamento dado a bandidos, presos por eles. Saco na cabeça e... "pede pra sair!".




PS: faltam 2 dias para o Natal...

2 comentários:

Anônimo disse...

aconteça oque acontecer,sou fã do BOPE até morrer,ADMIRO O TRABALHO DESSA POLICIA e demas

Anônimo disse...

Vc admira pq eles ainda não mataram um familiar seu nem invadiram sua residencia dando tapas na sua cara e na de seus familiares. Se vier a acontecer, gostaria de ver vc ter esta " admiração" ainda.